Setecidades Titulo
Estacionamento em Mauá tem meia hora grátis
Por Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
28/09/2005 | 08:18
Compartilhar notícia


As agências bancárias e o shopping de Mauá estão proibidos de cobrar dos clientes os primeiros 30 minutos de estacionamento, sob pena de multa diária de R$ 2 mil. A lei, que foi aprovada em abril pelos vereadores da cidade e estipulou a meia hora de tolerância, já está sendo aplicada, segundo a Prefeitura. Os usuários que tiverem o direito desrespeitado podem denunciar o estabelecimento pelo telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os bancos devem boicotar a regulamentação, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O município de Mauá tem 26 agências bancárias e todas foram notificadas sobre a nova regra, de acordo com a diretora do Departamento da Receita da Prefeitura, Eliana Vileide Guardabassio. "Conversamos com todos os bancos e, a princípio, não encontramos resistência", afirma.

A adesão ao novo tempo de tolerância, no entanto, não foi confirmada pela Febraban. Pelo contrário. A entidade diz que orienta as agências a não respeitar a lei municipal, e diz que vai contestar a cobrança da multa na Justiça caso os bancos sejam autuados. A federação alega que o poder municipal não pode interferir no funcionamento dos bancos nem estipular normas de atendimento. Hoje, o cliente pode usar o estacionamento por 15 minutos sem pagar nada, tempo considerado adequado para manter a rotatividade dos pátios e garantir que outros usuários possam usufruir das vagas.

A Prefeitura afirma que ainda não autuou nenhuma agência pelo desrespeito à lei. Nos próximos dias, placas serão colocadas nos bancos para explicar aos clientes a nova determinação e estimular a denúncia pelo descumprimento.

O único shopping com estacionamento da cidade, o Mauá Plaza, já esticou o tempo de tolerância de 15 para 30 minutos em março. "Depois de negociarmos com a Prefeitura e os vereadores, chegamos a um consenso. Consideramos que meia hora é um tempo razoável de tolerância. E não temos problema com falta de vagas, já que são 2,7 mil disponíveis em nosso estacionamento", avalia o gerente geral do Mauá Plaza Shopping, Fernando Rodriguez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;