Nacional Titulo
CPT denuncia execuçoes e ameaças no sul do Pará
Por Do Diário do Grande ABC
19/05/2000 | 00:04
Compartilhar notícia


O presidente nacional da Comissao Pastoral da Terra (CPT), dom Tomaz Balduíno, denunciou nesta , à polícia, a volta dos crimes por encomenda contra trabalhadores rurais e ameaças de morte contra sindicalistas, membros da Igreja Católica e pessoas ligadas a movimentos sociais que atuam no sul do Pará, principalmente no município de Xinguara. De acordo com o religioso, entre os dias 04 e 06 de maio, cinco pessoas foram executadas em Xinguara em conflitos pela posse da terra.

No dia último 04 foram mortos Reginaldo Barbosa dos Santos, o Didico, na Rodovia PA-279, em direçao a Parauapebas; Aparecido Modesto da Silva e Dario Marques dos Santos, estes em Xinguara. No dia seguinte, os corpos de Josafá Rocha do Nascimento, o Boca Rica, e de Sidney Vieira da Silva, foram encontrados ao lado da estrada. Os dois tiveram as orelhas cortadas. Este seria um sinal característico de crime sob encomenda.

O diretor da Divisao de Polícia Especializada (DPE), delegado Vicente de Paulo Costa, seguiu na noite desta quinta-feira com uma equipe para Xinguara para apurar os crimes e as circunstâncias em que as mortes aconteceram. O delegado de Xinguara, Sandro Rivelino, afirma que as mortes dos cinco homens aconteceram devido à "rixa e acerto de contas entre invasores de terras". Rivelino disse ainda que as vítimas "nao eram trabalhadores rurais".

Em Redençao, município vizinho a Xinguara, quatro pessoas teriam sido assassinadas nas mesmas circunstâncias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;