Cultura & Lazer Titulo
Pinacoteca expõe italianos do seu acervo
Karla Machado
Do Diário do Grande ABC
03/08/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


O ano da Itália no Brasil será oficialmente celebrado em 2011, mas as festividades em São Bernardo já começaram. Obras de 20 artistas nascidos em um dos principais berços da cultura ocidental ganham destaque a partir de hoje na Pinacoteca da cidade. A mostra, que tem entrada franca, se estende até o dia 17.

Em meio aos 41 trabalhos, entre pinturas, desenhos e gravuras, destacam-se as produções de Giancarlo Zanini, Pierino Massenzi e Giuseppe Ranzini, que viveram em São Bernardo. Ao município, aliás, foram dedicados alguns dos trabalhos de Massenzi, que expressa seu olhar sobre a Praça Lauro Gomes de 1996, com uma multidão que se aglomera em busca de objetos do desejo, cenário que também é retratado, de forma ainda mais peculiar, em SBC - Detroit Brasileira. Sempre voltado à crítica social, o italiano radicado em São Bernardo também doou para o acervo da Pinacoteca Troca de Turno na Volkswagem (1968).

Contemporâneas, a Escavaderia no Parque Dom Pedro II, de Zanini, e Homo Sapiens, de Ranzini, estarão expostas linearmente às obras de Massenzi. A intenção de João Delijaicov Filho, curador da Pinacoteca, é que o público contemple as cores locais nas obras dos artistas. "A arte, em geral, tem uma origem muito forte italiana, então queremos que as pessoas tenham acesso às raízes dos artistas, já antecipando as comemorações do ano da Itália no Brasil", explica.

Artistas que não moraram no País, mas tiveram suas produções doadas para o acervo - como é o caso da obra de Leonello Berti, doada por Pietro Maria Bardi -, também tem espaço na mostra, que contempla, entre outros nomes, Maria Bonomi, Volpi e Ângelo Simeone.

Mas as homenagens à Itália não param nesta exposição. Obras inéditas de Eugênio Prati, doadas recentemente por Archangela, filha do artista, ganham espaço na Pinacoteca entre os dias 16 e 25. Também no dia 16, a escultura Mãe, de Prati, premiada em 1965, será inaugurada em bronze.

20 Artistas Italianos no Acervo da Pinacoteca - Exposição. De hoje ao dia 17. Na Pinacoteca de São Bernardo - Rua Kara, 105. Tel.: 4125-2379. Horário de visitação: terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e quintas, das 9h às 21h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;