Setecidades Titulo Reabilitação
Inauguração de piscina na Cidade dos Meninos amplia vagas para a hidroterapia

Entidade sem fins lucrativos de Santo André presta serviço há 13 anos, com 300 atendidos

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
21/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 O público atendido nos serviços de reabilitação prestado pela Cidade dos Meninos Maria Imaculada, entidade filantrópica sem fins lucrativos localizada no bairro Parque Novo Oratório, em Santo André, ganhou ontem piscina que ampliará o trabalho de hidroterapia.”Tínhamos uma piscina para crianças e, diante das necessidades de terapia de muitas pessoas, adaptamos um pouco aquela para poder atender as pessoas necessitadas. Aí surgiu a necessidade de construir uma piscina mais adaptada, porque a demanda estava crescendo cada vez mais”, explica o frei Luiz Favaron, diretor da Cidade dos Meninos.

A entidade celebrará 57 anos em abril, e há 13 presta atendimento de fisioterapia aquática.

A fisioterapeuta e coordenadora técnica da Cidade dos Meninos, Rosangela Gonçalves, lista os principais problemas que são ajudados com a prática da hidroterapia. “Nas crianças, a demanda de neurologia envolve pacientes com paralisia cerebral e síndromes diversas. Nos adultos, os casos mais comuns são o mal de Parkinson, sequelas de acidente vascular encefálico, na área de traumatologia, reumatologia e fraturas de forma geral.”

Na hidroterapia são atendidas 300 pessoas, sendo 145 gratuitamente. A gratuidade ocorre mediante à difícil situação financeira da família do paciente ou por meio de convênio com prefeituras da região. Em Santo André, por exemplo, a administração municipal encaminhou 56 ao serviço. Quem tem condições de pagar pelo tratamento, o pacote de quatro sessões custa R$ 190.

Com seis metros de largura, 12 metros de comprimento e 1,5 metro de profundidade, a piscina – que é aquecida – tem capacidade para realizar 1.160 sessões de hidroterapia por mês. O investimento, de R$ 500 mil, foi feito graças a doações e realização de eventos promovidos pela entidade. As mensalidades pagas por usuários da academia de ginástica do local também auxiliaram no empreendimento.

Para encher o espaço com os 110 mil litros necessários, é utilizada água de uma mina que fica a aproximadamente 30 metros da piscina.

Informações sobre a hidroterapia e outros serviços de reabilitação prestados pela instituição, como a equoterapia, podem ser obtidas pelo telefone 4975-5077.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;