Nacional Titulo
Agência marca nova data para lançamento de VLS
Por Do Diário do Grande ABC
05/12/1999 | 14:40
Compartilhar notícia


A Agência Espacial Brasileira (AEB) divulgou uma nova data para o lançamento do segundo protótipo do Veículo Lançador de Satélites, que estava marcado para acontecer no próximo dia 07. Nos testes com o foguete feitos na última semana, já com o Satélite de Aplicaçoes Científicas-2 (Saci-2), foram detectados algumas condiçoes fora dos padroes estabelecidos no projeto de vôo. Os ajustes técnicos no lançador já estao sendo realizados pelos técnicos e engenheiros do projeto.

A nova data está previamente marcada para o dia 10 deste mês. Porém, a janela de lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara (MA) está estimada entre 7 e 20 de dezembro. Segundo o Comando da Aeronáutica, os responsáveis pelo VLS querem analisar o maior universo possível de dados do foguete e adotar medidas que assegurem uma alta taxa de probabilidade de sucesso na missao. Uma nova simulaçao da contagem regressiva será feita no dia 6.

O Saci-2 deverá ser colocado na coifa do lançador nas próximas horas.

A fase de testes integrados começará assim que os ajustes finais no VLS estiverem prontos. A operaçao de colocar o satélite em órbita é denominada Operaçao Almenara e reúne quase 100 técnicos e engenheiros do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em Alcântara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;