Setecidades Titulo
Tráfico de drogas leva 15 à cadeia em S.Bernardo
Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
02/09/2005 | 07:56
Compartilhar notícia


Quinze pessoas foram presas ao longo dos últimos três meses, acusadas de envolvimento com tráfico de drogas na região do Terminal Ferrazópolis, em São Bernardo. A operação ganhou força depois de reportagens publicadas no mês de junho pelo Diário, sobre a prostituição infantil e tráfico de entorpecentes na área. Entre os detidos, funcionários de vários departamentos da chamada indústria do tráfico: olheiros, microtraficantes, aviõezinhos e fornecedores. Trabalho que a própria Polícia Civil admite que ainda não terminou. "A região continua crítica, mas agora está sob controle. O que a gente não pode é deixar aquilo virar uma cracolândia", afirma o delegado seccional de São Bernardo, Marco Antônio de Paula Santos.

"Depois das reportagens, nos focamos mais ainda na região do Ferrazópolis, que apresentava uma situação mais grave por ter grande freqüência de menores", afirma o delegado titular da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), Waldir Antônio Covino Júnior, que chefiou a operação. A primeira prisão ocorreu dia 17 de junho, um dia antes da publicação da primeira reportagem do Diário. Depois disso, foi organizada uma Força-Tarefa, motivada pelo jornal, que envolveu Ministério Público, Conselho Tutelar e polícias Civil e Militar, para combater o crime nos arredores do Terminal Ferrazópolis.

O quadrilátero das drogas e da prostituição infantil era formado pelas ruas Caetano e Zelinda Zanella, João Basso e Marechal Deodoro. Investigadores da Dise chegaram a se disfarçar de catadores de papel e usuários de drogas para identificar os traficantes. Fotos aéreas da região, tiradas via satélite, foram fornecidas à polícia pela Prefeitura. Várias horas de filmagens foram realizadas na área. Com os traficantes, foram apreendidos 3 kg de maconha, seis de cocaína, quatro armas, munições, um colete a prova de balas, peneiras e produtos usados para serem acrescentados às drogas, como fermento e bicarbonato de sódio. A quantidade de droga encontrada, baixa em relação ao número de presos, tem explicação. "A região se caracterizava por apresentar microtraficantes, uma situação que lembrava a Cracolândia, em São Paulo", afirma o delegado seccional, Marco Antônio de Paula Santos.

Parte da droga que abastecia o Ferrazópolis vinha do Sítio dos Vianas, em Santo André, acredita a polícia. No bairro, foram presos dois supostos fornecedores das bocas da área central: Gean Vilas Boias, 25 anos, e Vanessa Novais Souza, 23. O casal foi preso com cerca de 3 kg de drogas.

Os entorpecentes iam para os bairros de Ferrazópolis e Jardim Regina, para serem distribuídos. No último dia 19, um depósito de drogas foi localizado em Ferrazópolis. Foram presos Valdinei Santos Aguiar, 19 anos, Wesley Camargo, 18, Odair Soares de Lima, 18, e Vladimir Soares da Costa, 24. O grupo foi encontrado com quatro tijolos de maconha e 30 papelotes de cocaína.

A overdose de policiais, disfarçados ou fardados, circulando pelos arredores do Terminal Ferrazópolis desde o começo de junho afastou o tráfico. Traficantes passaram a atuar na área central da cidade, nas ruas Santa Filomena, Ernesta Pelosini e travessa Marechal Deodoro. O local também foi alvo de reportagem do Diário, publicada no mês de julho, que denunciava o tráfico de entorpecentes, consumo de álcool por menores e pedofilia. Foram detidas na rua Santa Filomena, dia 9 de julho, mais duas pessoas acusadas de tráfico, que teriam migrado do Terminal Ferrazópolis. Dez dias depois dois bares eram fechados pela vigilância sanitária e camelôs irregulares retirados do local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;