Internacional Titulo
Europa ressalta a importância dos verdes na eleição alemã
Por Da AFP
23/09/2002 | 10:36
Compartilhar notícia


A imprensa européia destacou nesta segunda-feira o papel do Partido Verde nas eleições alemãs de domingo, que terminou com a vitória da coligação dos verdes com os sociais-democratas, do primeiro-ministro Gerhard Schröeder.

Na Espanha, o jornal El País afirmou que Schröeder foi salvo por seu ministro de Relações Exteriores, o ecologista Joschka Fischer. “Não somente Fischer salvou Schröeder, mas também se converteu em uma das personalidades mais interessantes da política alemã e européia”, destacou o diário.

O também espanhol ABC fez a mesma análise, dizendo que “o chefe dos verdes foi um dos vencedores das eleições”.

Apesar da vitória, a pequena vantagem de Schröeder frente aos conservadores se tornou destaque para os jornais franceses, italianos e belgas. Na Itália, o Corriere della Sera considerou o resultado como o “crepúsculo de um modelo”.

Na Grécia, o jornal Ta Nea destacou que “existe um problema geral na Europa para os partidos sociais-democratas, que não param de ceder terreno”. Na Áustria, o jornal conservador Die Press lamentou o resultado das eleições alemãs, considerando-o como “o pior de todos os resultados possíveis”.

Na Grã-Bretanha, o The Guardian (de esquerda) considerou que a Alemanha entra em “um período de polarização política e instabilidade incomuns”. Para o jornal conservador holandês Telegraaf, o novo governo terá “uma tarefa difícil” nos próximos anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;