Cultura & Lazer Titulo
Terrorismo vira tema de várias séries de TV
Por Das Agências
17/10/2001 | 01:30
Compartilhar notícia


As séries de TV americanas decidiram abordar o terrorismo, e já estão chegando episódios relacionados com acontecimentos que, logo depois dos atentados de 11 de setembro, foram evitados a todo custo.

A série "Third Watch" (transmitida no Brasil pelo canal a cabo Warner) exibiu na segunda-feira o primeiro de três episódios relacionados com os atentados contra o World Trade Center de Nova York.

Para uma série que gira em torno do trabalho da polícia, bombeiros e equipes de resgate da cidade, "era impossível não abordar a situação", explicou à AFP uma fonte da NBC, emissora que transmite a série nos EUA.

No entanto, evitando mostrar diretamente os atentados, as histórias de "Third Watch" se passam no dia anterior aos ataques e na situação da cidade uma semana depois da tragédia.

"Sabíamos que não poderíamos fazer um roteiro que implicasse que nossos personagens de ficção estiveram no local da tragédia", afirma o produtor da série, John Wells, citado pelo USA Today.

Outra série da NBC também transmitida no Brasil pela Warner, "West Wing" - ambientada na Casa Branca -, optou por uma opção similar há duas semanas, quando dedicou um episódio especial ao terrorismo.

Pioneira em romper com o tabu de que a ficção americana de TV se impôs imediatamente após os atentados, "The West Wing" não fez nenhuma referência aos ataques de 11 de setembro, e preferiu em vez disso trabalhar o argumento um alarme falso na Casa Branca.

Esse episódio obteve a maior audiência já registrada pela série até então. Isso provavelmente motivou outras redes de TV a seguir esse exemplo.

É o caso da série de advocacia "The Practice". Os protagonistas da série vão defender um cliente americano de origem árabe, deitdo como testemunha de um ato terrorista.

Tambiém a série "The Guardian", da CBS, prepara uma história sobre uma família árabe cujo restaurante se vê atacado, em referência às agressões contra os muçulmanos americanos desde os atentados.

"Queria abordar a realidade de que existe um incrível medo irracional", afirmou o criador da série, David Hollander, citado pelo USA Today.

Mesmo a série "Ally McBeal" (transmitida pela Fox no Brasil) tratará indiretamente o tema em seu episódio de Natal, em que as autoridades tentarão acabar com um desfile após a morte de um grupo de bombeiros em uma tragédia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;