Nacional Titulo
Presidente do conselho estadual de educaçao toma posse
Por Do Diário do Grande ABC
11/08/1999 | 21:23
Compartilhar notícia


O novo presidente do Conselho Estadual de Educaçao, Arthur Fonseca Filho, tomou posse nesta quarta-feira e traçou as estratégias para o próximo ano. Uma delas é pôr em prática o projeto de criaçao do plano estadual de educaçao. Também está na pauta a definiçao de um modelo para o atendimento de alunos com deficiências (educaçao inclusiva) e de uma avaliaçao qualitativa das escolas particulares e públicas. "O plano estadual é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educaçao e das Constituiçoes Estadual e Federal", explica Fonseca Filho.

O plano contém as prioridades da educaçao no prazo de dez anos e também define as metas qualitativas e quantitativas para a melhoria do sistema. O projeto do plano é elaborado com a participaçao dos conselhos municipais de educaçao. "Um dos itens do plano deverá ser a educaçao infantil", anuncia.

"Vamos definir de quem é a competência da gestao e da manutençao do sistema infantil." Fonseca Filho acredita que o projeto estará pronto em, no máximo, um ano. "O conselho já montou um documento, que traz as diretrizes para a elaboraçao do plano", explica.

O novo presidente também considera importante a elaboraçao de um modelo de atendimento para as escolas com alunos com deficiência física. "O conselho deve também definir modelo de capacitaçao dos professores", explica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educaçao (LDB) determina que o atendimento dos alunos deficientes seja feito em escolas regulares e nao mais em colégios especiais.

Avaliaçao - O conselho também deverá criar um modelo de avaliaçao da qualidade das escolas públicas e particulares. "Possivelmente, a situaçao das escolas será verificada por uma avaliaçao dos alunos, pela auto-avaliaçao das instituiçoes e pelo sistema de supervisao do ensino do Estado", anuncia.

O conselho é formado por 24 representantes da sociedade e do governo. Os mandatos sao de três anos, mas, anualmente, um terço do conselho é renovado. Além de Fonseca Filho, também tomaram posse nesta quarta-feira a vice-presidente, Sônia Penin, e os conselheiros, Flávio Fava de Moraes, Bahij Amin Aur, André Alvino Guimaraes Caetano, Ruth Maria Pozzi Casati e Vera Maria Nigro de Soiza Placco. Os conselheiros Francisco José Carbonari Neto, Mauro de Salles Aguiar e Tarso José Novo foram reconduzidos ao cargo.

Ferum - Mais de mil pessoas visitaram nesta quarta-feira em Sao Paulo a Feira de Recrutamento Universitário (Ferum), que oferece mais de 800 vagas para estagiários e trainees em diversas áreas. O evento é gratuito e termina no sábado. Os estudantes e recém-formados, além de preencher a ficha de cadastros das empresas, também poderao participar de palestras, workshops e do 2.º Simpósio de Informaçao Profissional.

Entre as empresas que oferecem oportunidades de emprego na Ferum estao a Arthur Andersen, Wolkswagem do Brasil, Ericsson Telecomunicaçoes, Hoechst Marion Roussel, entre outras. Os estudantes e recém-formados também poderao deixar o currículo no banco de dados da Ferum. "Até o fim do ano mais 40 empresas vao acessar nosso cadastro", explica a coordenadora do evento, Tatiana Simone.

Durante todo o dia estao programados workshops e palestras. "Profissionais das empresas participantes e técnicos do Instituto Ferum vao tirar dúvidas sobre mercado de trabalho e planos de estágio das empresas e dar dicas sobre carreira", diz Tatiana. Os workshops programados sao: recursos humanos, informática, propaganda e marketing, saúde, economia e finanças, ciência e tecnologia e carreira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;