Política Titulo Sucessão
Escolha para Fundação do ABC será técnica, diz Grana

Prefeito de Sto.André indicará o comandante da
entidade; nomes de políticos são cogitados à vaga

Por Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
23/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), escolherá nome técnico na alternativa de indicação do presidente da FUABC (Fundação do ABC) para suceder Marco Antonio Santos Silva (PMDB) – ligado a São Caetano – no biênio 2016-2017. Essa confirmação é do próprio petista, uma vez que o Paço andreense é o próximo da lista a dar as bênçãos na direção, dentro de rodízio regional estabelecido. “A minha decisão será baseada em critérios técnicos e não políticos”, frisou, minimizando especulações de que a nomeação poderia entrar em acordo para fortalecer seu projeto de reeleição no ano que vem.

A declaração de Grana tenta evitar que nomes sejam antecipados ao posto. A deliberação ficará restrita ao chefe do Executivo andreense. No cenário de quadros técnicos, internamente na Prefeitura, a secretária adjunta da Pasta de Saúde, Maria Aparecida Damaia – assumiu o espaço no governo municipal no começo deste ano –, é cotada para comandar a Fundação. “São 15 mil servidores. Cargo de muita responsabilidade, importante, que cuidará do terceiro maior orçamento da região. Não é decisão simples”, pontuou o petista. A organização social de saúde tem Orçamento global de R$ 1,5 bilhão, volume que fica atrás apenas de São Bernardo e de Santo André entre as sete cidades.

Marco Antonio é administrador e economista. Assumiu a Fundação em 2014. Então secretário de Governo da gestão Paulo Pinheiro (PMDB), ele foi destacado para substituir o engenheiro Maurício Mindrisz (PT), nome da confiança do prefeito Luiz Marinho (PT). O último indicado de Santo André se deu com o médico Wagner Boratto.

Em contrapartida, figuras do meio político ainda são cogitadas nos bastidores da cidade, como o ex-deputado federal Vanderlei Siraque (PT, de Santo André), que recentemente se colocou à disposição do chefe do Executivo para ocupar o posto máximo da Fundação, e o ex-vice-prefeito de Mauá Márcio Chaves (PT), perto de deixar o petismo e negociando abertamente com o PSD na disputa pelo Paço do município vizinho.

O processo de definição do novo dirigente da entidade, no entanto, ocorrerá na segunda quinzena de janeiro, quando haverá a eleição e transmissão de cargo. Grana afirmou que utilizará esse prazo de pouco mais de três meses para apresentar sua opção. “Vou fazer (a indicação) no calendário da própria Fundação”, disse. A organização é mantida pelas prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano, que acertam espécie de revezamento na presidência.

Crianças entregam material antiviolência no Paço

Crianças de diversas instituições ligadas à Feasa (Federação de Entidades Assistenciais de Santo André) entregaram ontem ao prefeito Carlos Grana (PT), em seu gabinete no Paço, material contra a violência. O trabalho se trata de campanha condensada em um guia denominado ‘Construindo espaços seguros’, que alerta sobre a implantação de políticas de proteção da criança e do adolescente em espaços institucionais. O exemplar conta ainda com poesias e ilustrações realizadas pelos envolvidos na ação. “Achei muito interessante. (Material) Era sobre o que causa medo às crianças. Foram feitas 500 ilustrações, sendo selecionadas 33”, assinalou o petista.

No local, Grana abriu roda de conversa. “Expliquei um pouco de como é o dia a dia do prefeito e da Prefeitura, quais são as ações voltadas às crianças e mostrei a certificação que recebemos do Ministério da Educação, assegurando que Santo André é cidade livre do analfabetismo, além de outros prêmios e fotos guardadas no gabinete”, destacou.

Momentos antes da visita na sala, as crianças e representantes da federação se reuniram com o prefeito no salão Burle Marx. Na ocasião, Grana aproveitou a situação para apresentar caderno de prestação de contas em dois anos e meio à frente do governo. O material institucional dá publicidade às ações e projetos da Prefeitura. No dia anterior, o petista divulgou o folheto ao conjunto dos conselheiros – são 20 no total –, em atividade no Teatro Municipal. “Daqui até o fim do ano temos calendário para esse diálogo. Faz parte do cronograma. A receptividade tem sido boa.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;