Esportes Titulo São Caetano
Ginástica rítmica de São Caetano faz vaquinha e ganha título na Bolívia

Atletas tiveram de arrecadar R$ 21 mil para ir
a Cochabamba e conquistar o Sul-Americano

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
16/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Quem observa a graciosidade da equipe de ginástica rítmica de São Caetano não imagina o esforço que atletas e treinadoras fazem para manter vivo o sonho de evoluir na modalidade. Por trás dos rostos cuidadosamente maquiados e dos movimentos que parecem fazer levitar estão incontáveis horas de treinos e muito tempo investido fora do tablado na luta por recursos financeiros para disputar competições. Por isso, o título do Sul-Americano Juvenil, conquistado em outubro, em Cochabamba, na Bolívia, fica ainda mais significativo.

Para representar o Brasil no Exterior, as meninas tiveram de dividir o tempo que tinham entre os treinos fortes comandados pelas exigentes treinadoras Florencia Rodriguez e Fabiana Neves com campanhas entre familiares, amigos e até pela internet para conseguir arrecadar dinheiro para financiar a viagem à Bolívia.

No total, a equipe de seis ginastas e duas técnicas consumiu R$ 21 mil, entre passagens e hospedagens, que foram bancados pelos pais das garotas para não jogar pela janela o sonho que o grupo mantém há anos.

O grupo trabalha no Clube Bochófilo de São Caetano e toda a estrutura necessária para os treinamentos é mantida pela Prefeitura, que está construindo centro para a modalidade na Avenida Presidente Kennedy e dará ainda mais conforto às ginastas. As idas para as competições, porém, deveriam ser financiadas pela Confederação Brasileira, já que São Caetano foi à Bolívia representando o Brasil, mas isto não aconteceu.

"Infelizmente a Confederação Brasileira não investe nas categorias menores, financia apenas as competições adultas. Até chegar neste estágio, o sonho tem de ser mantido pelos pais e amigos, que financiam as viagens, muito importantes para evolução dessas garotas”, comentou a técnica Florencia Rodriguez, lembrando que, mesmo sem apoio, o grupo foi obrigado a usar o escudo da Seleção Brasileira no peito.

Para chegar ao título juvenil (13 a 15 anos), a equipe de São Caetano superou as representantes de Chile, Argentina e Equador, subindo ao lugar mais alto do pódio pela segunda vez, já que, em 2010, o clube, com outras ginastas, evidentemente, havia conquistado a mesma competição na categoria infantil, também na cidade boliviana de Cochabamba.

O próximo desafio do grupo são-caetanense é a disputa do Campeonato Brasileiro de Conjuntos, que será realizado de 24 a 28, no Espírito Santo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;