Direitos do consumidor Titulo Direito do consumidor
Cuidados na hora de fazer a matrícula escolar
Idec
24/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Ler o contrato fornecido pela instituição de ensino é fundamental para garantir tranquilidade para a educação de seus filhos.

O que você leva em conta na hora de escolher uma escola para seu filho? Preço, localização, reputação, projeto pedagógico? Pois saiba que, além destes critérios, existem diversos outros que são fundamentais para que você faça uma boa escolha e não prejudique o futuro de seu filho. Afinal, educação não deve ser considerada um gasto, mas, sim, um investimento.

Como o fim do ano se aproxima, agora é a hora certa para essa importante escolha. Prestar atenção a alguns detalhes é fundamental para não ser lesado. Um passo muito importante é ler o contrato antes de assiná-lo e pedir a planilha de custos que levou à composição da mensalidade.

Nessa hora, é preciso ter paciência e ficar atento aos seguintes itens:

* Você deve conhecer o valor a ser pago em todos os níveis de ensino. Esse valor pode ser dividido em seis ou 12 parcelas, sem juros ou outras taxas. Além disso, o contrato também só pode ser reajustado após 12 meses e, mesmo assim, o aumento deve ser justificado com planilha de custos;

* Lembre-se também que a instituição não pode cobrar por emissão de boletos bancários e nem a anuidade/semestralidade mais a taxa de pré-matrícula ou reserva de vaga, por exemplo. Outro detalhe importante é que a escola pode não aceitar a matrícula de alunos inadimplentes;

* No entanto, a instituição não pode cancelar a matrícula antes do fim do contrato ou continuar considerando inadimplente o aluno que teve sua situação já negociada. No caso de o consumidor desistir da vaga já reservada, a multa máxima permitida é de 10%.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;