Setecidades Titulo Saúde
Diabete causa internação de 2 pacientes por dia na região

Alto custo do tratamento da doença motiva
municípios a criarem programas de prevenção

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
05/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Gabriel Inamine/PMSBC


 Por dia, média de dois pacientes diabéticos foram internados em hospitais públicos do Grande ABC devido a complicações da doença no primeiro semestre. Os dados, obtidos junto ao DataSUS (Sistema de Dados do Sistema Único de Saúde), mostram que 419 pessoas deram entrada em equipamentos de Saúde da região no período, sendo 123 somente em São Bernardo.
Para reduzir o índice de internações e, consequentemente, complicações em razão da doença, a Prefeitura chefiada por Orlando Morando (PSDB) lançou, ontem, o Diabetes Sob Controle. O programa intensifica o acompanhamento durante 24 horas de 376 pacientes – com idade entre 30 e 59 anos e que possuem histórico de internações hospitalares e oscilações de hemoglobina glicada (exame para diagnóstico e acompanhamento do diabetes). A iniciativa pioneira e em caráter piloto beneficia 4,5% das 8.100 pessoas acometidas pela doença na cidade.
Durante o programa, iniciado há um mês, os pacientes são divididos em quatro grupos, cada um com um tratamento específico. A proposta é que os pacientes passem a incorporar à sua rotina equipamentos específicos, todos fornecidos gratuitamente pela Epharma – parceira do projeto –, como glicosímetros, balança e medidor de passos, para monitorar possíveis oscilações do níveis glicêmicos.
Por meio de aplicativo próprio do programa e sistema bluetooth, os dados coletados pelos aparelhos são repassados em tempo real e, em alguns casos, diariamente para equipes da Prefeitura. O projeto conta ainda com central capaz de acionar pacientes e responsáveis em casos de possíveis alterações nos índices glicêmicos, como também por aconselhar tratamentos aos diabéticos acompanhados.
“Esses pacientes passam a ter monitoramento a distância de forma permanente. Isso pode evitar diversos complicadores mais graves”, explica o prefeito ao lembrar que a ação tem custo zero para os cofres públicos.
A partir da coleta de dados e de possíveis reduções de complicações, a Prefeitura projeta expandir o programa com a contratação de empresa para gerenciar os serviços. “São Bernardo está investindo num plano inovador e único. Com o programa, estamos oferecendo tratamento diferenciado. Hoje existente somente na rede privada”, destaca o secretário de Saúde Geraldo Reple.
Integrante do grupo que tem sido acompanhado pelo programa, a manicure Edna de Fátima da Silva Mendes, 52 anos, celebrou a ampliação da atenção básica da rede municipal. Ela, que descobriu a doença há 13 anos, diz ter dado mais atenção ao tratamento a partir do monitoramento constante. “Saí do comodismo. Agora os agentes de Saúde me controlam e eu também empenho mais esforço no tratamento junto aos meus familiares”, relata.
Depois de São Bernardo, Diadema foi a cidade que registrou maior número de internações pela doença no primeiro semestre: 113. O município é seguido por Santo André (97), Mauá (50), São Caetano (19), Ribeirão Pires (nove) e Rio Grande da Serra (oito).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;