Política Titulo Lazer
Praça da Cidadania de Diadema vai custar R$ 4 milhões ao Estado

Equipamento que une esporte, lazer, cultura e oficinas de qualificação será instalado no bairro Serraria e deverá ser inaugurado até janeiro

Wilson Moço
Do Diário do Grande ABC
21/05/2022 | 08:11
Compartilhar notícia
Reprodução


O projeto da Praça da Cidadania em Diadema foi apresentado nesta semana pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado a representantes da Prefeitura. O equipamento será construído no bairro Serraria, com previsão de entrega entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Conforme estimativas do Palácio dos Bandeirantes, o investimento médio neste tipo de espaço é de R$ 4 milhões. No Grande ABC, apenas Santo André já conta com o espaço, mas São Bernardo e Mauá também serão contempladas, conforme anunciado pelo Estado em meados de dezembro passado.


A proposta do equipamento é integrar esporte, lazer, cultura e cursos de qualificação em territórios com índices consideráveis de vulnerabilidade em todo o Estado. A unidade de Diadema será no entorno do Conjunto Habitacional Sanko. anexa ao Parque Regional Oeste, no bairro Serraria. O local escolhido em conjunto com a Prefeitura vai aproveitar o espaço do parque e poderá atender também à população de parte do Eldorado.


“Temos feito conversas há alguns meses e, nas últimas semanas, a ideia avançou bastante. É um equipamento de gestão compartilhada em territórios, para oferecer outras oportunidades. Agora o passo é ouvir a comunidade, entender quais as demandas de cursos, e apresentar uma praça que seja, de fato, apropriada pela comunidade”, disse o chefe de Gabinete da Prefeitura, Mário Reali, que lidera o grupo de debate com o Estado para a instalação da Praça da Cidadania.


O equipamento ficará em terreno municipal de 2.379 m² e terá quadra esportiva, arena ao ar livre, pergolado e área de jogos. Na parte de qualificação profissional, haverá salas de gastronomia, de beleza e bem-estar, de esterilização, de moda e arte, de informática, do Banco do Povo, de administração, duas salas multiuso. Também abrigará copa e lavanderia, depósito e almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e canteiro da escola de construção civil. Todos esses serviços anexados à estrutura existente do Parque Regional Oeste, que conta com pistas de skate, de caminhada, parque infantil e academia ao ar livre.


Durante a apresentação, representantes da Prefeitura discutiram a possibilidade de integração de projetos já em andamento. Por exemplo, unir expertise de cursos ofertados pela Fundação Florestan Fernandes, aproveitar o espaço para atividades das secretarias de Cultura e de Esporte e Lazer, além de dialogar com empresas da cidade para que a capacitação possa envolver demandas da economia local.


OBRAS
O projeto executivo da Praça da Cidadania está pronto e o Fundo Social de Solidariedade do Estado aguarda retorno do departamento jurídico do governo sobre o edital. A estimativa é a de que a licitação para contratação de empresa que executará a obra seja publicada até o fim deste mês, com previsão de assinatura do contrato e ordem de serviço para agosto ou setembro.


São cinco meses de obras. Depois, a manutenção e gestão do equipamento são compartilhadas. A Prefeitura fica responsável pela área externa da Praça da Cidadania, enquanto o Estado será encarregado pelos insumos dos projetos e oficinas.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;