Setecidades Titulo Demanda
Grande ABC aplica uma vacina a cada dois segundos

Agosto já é o mês com o maior número de fármacos contra a Covid-19 ministrados

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
27/08/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/ DGABC


Com cinco dias para o fim, o mês de agosto já entrou para a história da pandemia no qual mais doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas. Entre quarta-feira e ontem foram ministrados 21.514 imunizantes, com isso, o total no mês subiu para 704.426, superando os 692.416 de julho, a maior marca até então. O ritmo atual é de uma vacina aplicada a cada dois segundos, levando em consideração que os postos com horários mais estendidos funcionam das 8h às 21h.

Ao contrário do que vinha ocorrendo até julho, quando a prioridade era o início do esquema vacinal, agora existe equilíbrio. Em agosto foram ministrados 363.250 primeiras doses e 341.176 reforços. Nos últimos dias, porém, a segunda dose tem superado a primeira. Ontem, por exemplo, foram 17.910 complementos contra 3.604 pessoas que iniciaram o esquema vacinal.

Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) elogiou o desempenho das cidades na campanha. “A vacinação tem ocorrido em ritmo bem satisfatório. Tem diferença entre as cidades pela estrutura, pelos formatos. Mas, em geral, as vacinas que chegam são aplicadas de maneira rápida. Tanto que a ocupação dos hospitais da nossa região, em todas as cidades, caiu drasticamente como consequência dessa imunização. A gente deve chegar a 100% em todos os municípios do público adulto e de 40% a 60% de segunda dose. Temos acompanhado por meio do Consórcio e acredito que as cidades conseguiram, com todas as dificuldades e tendo campanhas de conscientização, convencer a maioria da população a se vacinar”, comemorou o tucano.

Até ontem, o Grande ABC já havia conseguido proteger da Covid 69,8% dos 2,8 milhões de habitantes, enquanto que 31,4% já estão com o esquema vacinal completo. No total, foram aplicadas 1.961.660 primeiras doses, 881.701 segundas doses e 67.950 imunizantes da Janssen, que é de aplicação única.

Santo André continua liderando o Vacinômetro regional, com 78% da população geral imunizada com a primeira dose e 37,4% com o esquema vacinal completo. A pior situação é vista em Rio Grande da Serra, que conseguiu aplicar a primeira dose em apenas 55,8% dos moradores e ofereceu a imunização completa para 18,5% – veja a situação de cada cidade da região na arte no alto da página do caderno de Setecidades no impresso.

Atualmente, os municípios do Grande ABC estão focados na imunização de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Rio Grande da Serra protegem pessoas dessa faixa etária com comorbidades. Ribeirão Pires e Mauá já avançaram na campanha e imunizam adolescentes com 14 e 15 anos, respectivamente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;