Política Titulo Educação municipal
Cidades preveem melhoria nos índices de ensino municipal
Humberto Domiciano e Vinicius Barbosa
do Diário do Grande ABC
20/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Os municípios do Grande ABC preveem melhorar a qualidade da Educação, após a divulgação de estudo da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), que apontou baixo nível nos resultados, mesmo com o grande volume de investimento pelas cidades. Os números da FNP foram baseados em dados de 2015 da STN (Secretaria do Tesouro Nacional).

São Bernardo, que ficou na 15ª posição na esfera nacional no que se refere a dinheiro destinado para Educação, com injeção de R$ 670 milhões, teve nota 6,8 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Para o prefeito Orlando Morando (PSDB), a principal medida é a instituição de escolas com ensino integral.

“O Educar Mais tem registrado bons índices de aceitação dos pais de alunos cobertos pelo projeto. Já falei com a secretária (Suzana Dechechi) que o objetivo é ampliar esse projeto, investindo até acima do limite constitucional dos 25%. Atualmente são cinco escolas cobertas e, no segundo semestre, outras cinco serão atendidas”, destacou.

Já Santo André, que registrou investimentos de R$ 333,5 milhões, integra a 38ª posição e obteve 6,2 no Ideb. Na visão do prefeito Paulo Serra (PSDB), apesar dos investimentos não terem se refletido em melhoras no sistema, a requalificação ainda é uma possibilidade. “A saída é trabalhar na melhoria da estrutura das escolas, com a adoção da tecnologia no dia a dia dos alunos e também modernizar o currículo”, concluiu o tucano.

Mauá, que conseguiu nota 5,2 no Ideb, ficando na 2.730ª posição no País, informou que tem buscado parcerias com os governos estadual e federal “além de convênios que proporcionam formações para os gestores”. De acordo com a gestão do prefeito Atila Jacomussi (PSB), mudanças no currículo podem acontecer. “Uma das metas principais é a formulação de um currículo personalizado de acordo com as necessidades da rede”, completou.

O município de Rio Grande da Serra, que não possui rede municipal de ensino, espera melhorar a qualidade dos estabelecimentos, em parceria com o governo estadual. “O caminho mais fácil e correto é envolver os pais, trazê-los para perto, e persistir nos investimentos na área, muitas das nossas escolas estaduais são melhores que as particulares”, disse o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;