Internacional Titulo
ONU reúne chefes de Estado para fortalecer as Naçoes Unidas
Do Diário do Grande ABC
06/09/2000 | 12:30
Compartilhar notícia


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, chamou nesta quarta-feira mais de 150 chefes de Estado ou de Governo reunidos em Nova York para ``fortalecer e adaptar' as Naçoes Unidas, para que no mundo ``prevaleça o Estado de direito'.

``Estamos aqui para fortalecer e adaptar esta grande instituiçao, criada após a guerra há 55 anos, para que possa conseguir aquilo que os povos esperam dela na nova era, em que deve prevalecer o estado de direito', disse Annan, ao abrir os debates da Reuniao de Cúpula do Milênio, que começou nesta quarta-feira.

O secretário-geral iniciou seu discurso pedindo um minuto de silêncio em memória das vítimas do ataque de milicianos pró-indonésios em Atambua, no Timor Oeste, que provocou a morte de quatro pessoas, entre elas três funcionários do Alto Comissariado das Naçoes Unidas Para os Refugiados. Segundo Annan, a reuniao de cúpula representa ``um evento único, uma oportunidade única e uma responsabilidade única' para os líderes do planeta, que o mundo espera que enfrentem ``os grandes perigos da nossa era'.

Metas tao ambiciosas quanto a luta contra a fome, pobreza, as doenças e pela defesa dos direitos humanos, disse Annan, ``nao podem ser atingidas por um país ou Governo isolado'.

``Temos que adaptar nossas Naçoes Unidas para que, no futuro, estas prioridades sejam refletidas em decisoes claras e rápidas, que levem a verdadeiras mudanças na vida das pessoas. Isso é o que os povos esperam de nós. Nao os decepcionemos', concluiu Annan.

Após a introduçao do secretário-geral, o primeiro orador da reuniao de cúpula foi Bill Clinton, presidente dos Estados Unidos, país anfitriao do evento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;