Cultura & Lazer Titulo Anselmo Duarte
Documentário revê obra e vida
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
10/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Instituto Anselmo Duarte e a produtora Brasileira Filmes estão com projetos para realização de dois documentários e restauração de 22 filmes do cineasta Anselmo Duarte, que morreu sábado aos 89 anos e foi enterrado anteontem em Salto, sua cidade natal no interior de São Paulo. Os projetos estão em fase de captação de recursos.

O primeiro trabalho que deve ficar pronto, segundo a diretora da Brasileira Filmes, Magda Barbieri, é o documentário "O Homem da Palma de Ouro", dirigido por Bia Flecha e Guilherme Fiúza. Já captados depoimentos inéditos de Anselmo e familiares, ainda faltam algumas entrevistas a serem feitas até o fim deste ano. O lançamento do documentário, orçado em cerca de R$ 1 milhão, está previsto para o início do segundo semestre de 2010.

O outro documentário será dirigido por Ricardo Duarte, filho de Anselmo. O título é "Palmas, a Palma É Nossa", orçado no mesmo valor. Contará todo o processo de "O Pagador de Promessas" (1962), desde sua criação até a conquista da "Palma de Ouro" no Festival de Cannes.

A terceira vertente do projeto - restauração de 22 filmes - será a mais demorada. "É um plano de médio a longo prazo. Pretendemos captar os recursos para os quatro primeiros filmes até o próximo mês e entregarmos as obras restauradas até o fim de 2010", explica Magda.

Os quatro primeiros títulos são "O Pagador de Promessas", "Vereda de Salvação" (1964), "Absolutamente Certo" (1957) e "Quelé do Pajeú" (1969). "O projeto inclui distribuição de cópias para universidades e realização de projeções em centros culturais e outros espaços", afirma a diretora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;