Cultura & Lazer Titulo Cinema
Afinidade que não se fabrica

Aprovados como o casal pós-40 anos com mais química, Richard Gere e Diane Lane repetem a parceria

03/10/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Muitos filmes só saem do papel após o roteiro ser aprovado por um diretor ou o orçamento aceito pelos produtores. No caso de Noites de Tormenta, que estréia nesta sexta-feira, havia uma condição imprescindível para ele chegar às telas: o aval de Richard Gere e Diane Lane.

Aprovados pelo público como o casal pós-40 anos com mais química no cinema, Gere e Diane repetem a parceria pela terceira vez, após terem trabalhado juntos em Cotton Club (1984), de Francis Ford Coppola, e Infidelidade (2002), de Adrian Lyne. "Você não pode criar química entre dois atores. O público já havia aprovado ambos antes e só faríamos o filme se eles aceitassem. Na verdade, Gere e Diane estão no projeto bem antes de mim", contou o diretor estreante George C. Wolfe no lançamento do filme em Los Angeles.

Em Cotton Club, vivem uma cantora de cabaré e um gângster que se apaixonam, enquanto em Infidelidade formam um casal em crise por conta da repentina traição dela. Em Noites de Tormenta, Gere e Diane voltam a ser meros desconhecidos que se apaixonam num hotel paradisíaco enquanto tentam resolver os problemas com os filhos de seus casamentos fracassados.

"A nossa primeira vez foi ok, a segunda foi boa. Já esta terceira...", brincou Gere, plenamente descontraído ao lado da amiga, se é que se pode chamar a relação de amizade. "Não temos nenhuma relação fora do cinema e tampouco nos sentimos atraídos um pelo outro. As únicas vezes que nos vemos é quando estamos filmando e depois ficamos anos sem nos falar. Graças a Deus temos casamentos maravilhosos para suprir essa distância", brincou ele.

"Fico muito lisonjeada de saber que o Gere e eu somos considerados o casal com mais química. Mas acho que há outros tão entrosados quanto nós, como a Meg Ryan e o Tom Hanks", diz Diane Lane. "Já fiz filmes com atores que são bons, mas eu não sentia nada, a relação era fraca. Por conseqüência, a cena não ficava tão boa", completa a atriz, belíssima nos seus 43 anos, o que ela credita à "humildade perante a vida e a Deus".

Adaptação de mais um livro do escritor Nicholas Sparks (Uma Carta de Amor; Diário de Uma Paixão), Noites de Tormenta pretende atingir um público que segundo a produtora Denise Di Novi é malservido. "O cinema se esquece que as pessoas se apaixonam depois dos 30 anos e insiste em atender apenas o espectador entre os 20 anos", diz.

A paixão de Adrienne (Diane) e o médico Paul (Richard) se desenrola em meio às crises de relacionamento com os filhos adolescentes. Na vida real, Richard Gere tem um filho de 9 anos com a ex-mulher, a atriz Carey Lowell, e Diane tem uma adolescente do primeiro casamento com o ator Christopher Lambert. "Usamos nossas convivências pessoais para entender o que o filme propõe. A Eleanor é adolescente hoje. Quando era pequena, gostava de sair comigo. Hoje, me quer bem longe, mas é quando eu tenho de estar perto para ver o que ela anda fazendo ou o que está procurando na internet", conta Diane.

O longa foi rodado na cidade de Rodanthe (que dá nome ao filme em inglês), localizada no Estado norte-americano da Carolina do Norte, numa área conhecida como o Cemitério do Atlântico, pela grande quantidade de tempestades e furacões que atingem a região.

Os atores chegaram a presenciar algumas tormentas que atingiram a costa precocemente no ano passado. O registro dessa fúria da natureza, com as dunas e água tomando conta de um hotel fictício montado na praia são interessantes de se ver. Fora isso, o filme é mesmo para agradar a mães e tias, que vão encharcar o lencinho de papel ao ver o casal quarentão se apaixonar e sofrer pela terceira vez nos cinemas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;