Política Titulo São Bernardo
Minami foge e não dá explicações
Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
15/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Um dia após o Diário revelar que o presidente da Câmara de São Bernardo, Hiroyuki Minami (PSDB), será julgado pela Justiça pelos crimes de compra de votos e abuso de poder econômico, o tucano insiste em se manter calado sobre o assunto.

Após o término da sessão de ontem, o chefe do Legislativo refugiou-se rapidamente em seu gabinete. Procurado, o tucano novamente se recusou a atender à equipe do jornal.

Minami responde à representação encaminhada pelo MPE (Ministério Público Eleitoral), que considerou que ele praticou crime eleitoral ao participar de bingo promovido pelo grupo Sempre Mulher, durante a eleição, em 1° de setembro.

A acusação é de que Minami infringiu os artigos 39, inciso 6° da Lei Eleitoral - que veta a distribuição de camisetas, chaveiros, bonés ou outros itens que possam oferecer vantagem ao eleitor - e o artigo 41-A da mesma lei, que considera crime eleitoral prometer ou entregar vantagem ao eleitor.

O caso será avaliado em audiência que será realizada dia 26, no Fórum de São Bernardo. Se for condenado, Minami, reeleito para o quinto mandato, pode perder o registro de candidatura e, consequentemente, a cadeira na legislatura 2013-2016.

O convite para o bingo custava R$ 10. Dava direito a uma caixa com doces e salgados e cartelas para jogar. Nas caixas estavam estampados o logo do grupo Sempre Mulher, igual ao utilizado na divulgação da candidatura de Minami, além do endereço do site do chefe do Legislativo.

Fotos da participação de Minami no evento foram divulgadas no perfil dele no Facebook. Após o início da ação judicial, as imagens foram retiradas da internet, mas estão no processo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;