Diarinho Titulo
Não dá para fugir da teoria
Por Caroline Ropero
Especial para o Diário
20/11/2011 | 06:58
Compartilhar notícia


Dom é importante, mas antes de tocar ou soltar a voz é essencial aprender a teoria. Já ouviu falar em altura (grave, médio ou agudo), intensidade (forte ou fraco), duração (breve ou longo), além de ritmo e timbre? "É preciso experimentar e viver os sons", explica Cláudio Campos, professor de teoria musical. "É questão de trabalho, treino e muito exercício", afirma Adriana Mendes, professora de música da Unicamp.

Pedro Henrique Gallinari, 8 anos, de São Caetano, faz aula de musicalização desde os 5. Já sabe tocar violão, bateria e guitarra. O incentivo vem do pai, que também toca, e a inspiração é o guitarrista Slash, da banda Guns N' Roses. "Não dá para tocar se não souber a teoria. Gosto de aprender mais para fazer sons diferentes."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;