Esportes Titulo
Região quer 'pegar carona' na olimpíada
Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
03/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


A conquista dos Jogos Olímpicos de 2016 pela cidade do Rio de Janeiro foi bem recebida no Grande ABC. Prefeitos e dirigentes esportivos das cidades da região enalteceram a escolha da capital carioca e esperam que o fato beneficie o esporte nacional.

"Acredito que a vinda da Olimpíada em 2016 para o Rio de Janeiro traga muitos benefícios para as principais capitais brasileiras. E os municípios limítrofes com as capitais serão beneficiadas", afirmou o prefeito de São Caetano e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, José Aurícchio Jr. (PTB).

O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), creditou a escolha do Rio ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Esse reconhecimento é internacional revela que o Brasil hoje é um novo país, mais respeitado e mais forte econômica e socialmente", afirmou.

Ele acredita que os Jogos e a Copa de 2014 irão beneficiar a região. "O grande ABC é forte na indústria e no comércio e pode muito bem aproveitar a sinergia que será criada por esses dois grandes eventos.

Luiz Marinho (PT), prefeito de São Bernardo, destaca os benefícios que ficarão após os Jogos. "Além de representar uma injeção na auto-estima do povo do Rio e de todos os brasileiros, também vão deixar uma herança que mudará a cara da cidade. Depois da Olímpiada, o Rio, com certeza, será um lugar melhor."

O secretário de Esportes de São Bernado, José Luiz Ferrarezi, vê nos Jogos a possibilidade de "poder reorganizar a estrutura esportiva do País" e, com isso, dar espaço para todas as modalidades esportivas. "Concretamente temos nas mãos algo que pode ajudar a desenvolver o esporte brasileiro como um todo. corríamos o risco de ter apenas o futebol no Brasil", ilustrou.

Com a Olimpíada no Brasil, Ferrarezi espera também a conquista de um número maior de medalhas. "Não tem como sermos sede e continuar com o desempenho ridículos que tivemos até agora."

O diretor de Esportes de Santo André, Almir Padalino, ressaltou a importância da conquista, mas pediu cuidado com a verba pública que será destinada ao projeto olímpico. "Tenho certeza que irá fortalecer o esporte no Brasil. Vai fomentar a prática esportiva, mas é preciso saber como o dinheiro público será utilizado", apontou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;