Nacional Titulo
Colonos nao vao devolver terras a pataxós
Por Do Diário do Grande ABC
20/11/1999 | 14:50
Compartilhar notícia


O vice-presidente do Sindicato Rural de Pau Brasil, Marcos Guimaraes, negou neste sábado que os agricultores tenham firmado um acordo e por meio do qual seriam indenizados pela devoluçao das terras aos índios pataxós ha-ha-hae para pôr fim aos conflitos que já resultaram na morte de dois policiais militares.

Os colonos exigem a retirada total dos 1.200 mil índios das 14 fazendas ocupadas no município de Pau Brasil, a 550 km de Salvador, como condiçao básica para negociar uma proposta de paz para a regiao.

Guimaraes estranhou as declaraçoes do delegado da Polícia Federal, Rubem Paturi, que anunciou o fim da disputa com a suposta aceitaçao da proposta de paz por parte dos colonos. "Nao podemos manter os índios nas portas das fazendas como querem nos impor", disse. "Declaraçoes apressadas como essa do delegado só servem para aumentar o problema."

O dirigente sindical nao descarta a alternativa de indenizaçao, mas disse que o valor total depende da definiçao do tamanho da área reivindicada pelos índios. Os 250 colonos acampados no município de Pau Brasil admitem usar a força para tentar recuperar as terras, se os índios permanecerem no local, conforme foi anunciado pelo Comando Geral da Polícia Militar.

O clima ficou ainda mais tenso com a prisao de 13 índios acusados de terem roubado cabeças de gado da propriedade de um fazendeiro. Os índios voltaram a negar terem sido os autores do assassinato dos policiais militares, como chegou a ser noticiado. A hipótese de inocência dos pataxós foi reforçada porque a polícia nao encontrou armas de fogo entre os índios.

Os pataxós afirmam que pistoleiros contratados pelos colonos estavam nas imediaçoes da Fazenda Sao Lucas, próximo ao local onde os policiais Jonivaldo da Silva e Deusmar Barreto foram mortos, em emboscada, quarta-feira passada.

PF - A Polícia Federal está assumindo o controle das investigaçoes, como determina a Constituiçao, mas os 350 policiais militares enviados pelo governador César Borges (PFL) continuam na regiao. A PM instaurou inquérito para apurar a morte dos policiais.

O presidente da Funai, Carlos Frederico, já deixou a regiao, onde, no início da semana, os pataxós ocuparam 14 das 435 fazendas instaladas nos 54,1 mil hectares da reserva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;