Internacional Titulo
Protesto contra Le Pen reúne 1 milhão na França
Por Do Diário OnLine
01/05/2002 | 12:14
Compartilhar notícia


Cerca de 1,1 milhão de pessoas foram às ruas da França nesta quarta-feira em uma grande manifestação contra o candidato da extrema direita à Presidência, Jean-Marie Le Pen, segundo estimativas do Ministério do Interior. Ao mesmo tempo, cerca de 10 mil partidários da Frente Nacional, legenda de Le Pen, também marcharam em Paris para apoiar o candidato extremista.

A multidão de manifestantes faz do 1º de maio o maior dia de protesto contra Le Pen desde que ele passou ao segundo turno das eleições francesas, em 21 de abril, ficando atrás apenas de Jacques Chirac (atual presidente).

A polícia parisiense mobilizou cerca de 3.500 soldados para evitar conflitos em um eventual encontro entre os manifestantes contrários e favoráveis a Le Pen. Não houve registro de violência. A passeata pró-Le Pen foi engrossada por direitistas da Itália, Suécia, Bélgica e Polônia participaram do ato.

Os protestos não ficaram concentrados apenas em Paris. Mais de 45 mil manifestantes, segundo a polícia local, e cerca de 80 mil, segundo os organizadores, protestaram nas ruas de Toulouse (sudoeste da França), respondendo ao chamado de organizações sindicais e organizações contra a extrema direita. A manifestação invadiu o centro da cidade durante quatro horas e dezenas de milhares de pessoas assistiram depois ao show de uma banda local.

O principal lema dos manifestantes pedia aos franceses que votem domingo, no segundo turno das eleições presidenciais. A disputa é entre o atual presidente, Jacques Chirac, e Jean-Marie Le Pen.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;