Economia Titulo
Aso diz que será "natural" Japão intervir no câmbio se alta do iene continuar
10/05/2016 | 05:53
Compartilhar notícia


O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, endureceu sua retórica sobre taxas de câmbio nesta terça-feira, ao dizer que será natural o governo intervir nos mercados se o iene mantiver a tendência recente de valorização frente ao dólar.

"Será natural para nós recorrermos a uma intervenção se esse tipo de situação unilateral continuar", disse Aso, durante sessão no Parlamento, referindo-se ao forte avanço do iene nas últimas semanas.

Also descreveu o recente fortalecimento da moeda japonesa, para cerca de 105 ienes por dólar, ante 120 ienes no fim de janeiro, como "muito pronunciado" e "unilateral". Essa oscilação, segundo Aso, o levou a referir-se ontem diretamente à possibilidade de uma intervenção, também durante sessão parlamentar.

"Eu fiz o comentário porque achei que precisava ser decisivo e evitar que (o iene) avançasse mais", disse o ministro.

Aso também minimizou hoje as tensões entre Japão e EUA no que diz respeito ao câmbio, ao argumentar que isso é algo com o qual todos os países precisam conviver. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;