Cultura & Lazer Titulo
Vanzolini lança CD ‘Acerto de Contas’ no ABC
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
01/05/2003 | 18:37
Compartilhar notícia


Paulo Vanzolini acerta suas contas com a MPB. Nesta sexta, seu talento volta a somar qualidade na programação cultural, com o show que realiza às 20h no Sesc São Caetano. Até o início da tarde desta quinta ainda havia ingressos disponíveis.

O espetáculo desta sexta é um daqueles raros momentos em que Vanzolini sobe ao palco para dividir com o público a sua obra. “Ele fará uma participação especialíssima. Contará histórias e poderá cantar alguma coisa, embora prefira passar essa bola para nós”, diz a cantora e mulher do compositor, Ana Bernardo.

Foi ela quem se debruçou, durante cinco anos, sobre uma pesquisa de repertório para a recém-lançada caixa com quatro CDs, Acerto de Contas (lançada pela Biscoito Fino), sempre com a colaboração do próprio Vanzolini. E é ela que interpreta nesta sexta a maior parte das canções, tendo como companheiros de palco o violonista Ítalo Peron (que também assina arranjos e direção musical), o flautista e bandolinista Pratinha e o percussionista Adriano Busko.

Mesmo com o roteiro traçado, o espetáculo tem espaço para mudanças de última hora. “Tudo depende do público”, afirma Ana. De acordo com a artista, Vanzolini costuma contar causos variados. Fala de escritores, compositores (como Adoniran Barbosa, que também retratou São Paulo em várias de suas músicas) e de experiências vividas em suas inúmeras viagens Brasil afora (mais precisamente, adentro) feitas por conta de seu trabalho como zoólogo, atividade realizada há anos com brilhantismo reconhecido por seus pares cientistas.

No repertório desta sexta, estão assegurados sucessos como Ronda e Volta por Cima, embora a primeira Vanzolini considere “piegas”. “Ele diz que Ronda foi um grande erro que cometeu na mocidade”, afirma Ana. Não é o que pensa o público, que pede a canção em todos os shows e faz questão de acompanhá-la a plenos pulmões.

Também está garantido, nesta sexta, o samba Quando eu For eu Vou Sem Pena, a última composição que Vanzolini fez, em 1997. “Ele estava em uma cidade chamada Claudia, no Mato Grosso”, diz Ana.

Nesses últimos seis anos, Vanzolini não compôs mais. E já disse publicamente que não pretende mais fazê-lo. “Ele perdeu muitos amigos que ouviam suas composições e falavam a mesma linguagem. Como eles se foram, perdeu a vontade de compor. Mas ninguém sabe o que pode acontecer. Ele é uma caixinha de surpresas”.

Paulo Vanzolini – Show Acerto de Contas. Nesta sexta, às 20h. No Sesc São Caetano – r. Piauí, 554. Tel.: 4223-8800. Ingr.: 8, R$ 6 (usuário) e R$ 3,50 (comerciário).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;