Fechar
Publicidade

Domingo, 22 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Clubinho dos artistas


Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC

30/04/2010 | 07:00


Pela luta por mais união e melhor articulação dos artistas da região, além da necessidade de espaço para dar visibilidade às produções artísticas que os grupos montam, as Companhias Lírica de Teatro e TDT Artes, ambas de Santo André, inauguram amanhã o Espaço Cultural Casimiro de Abreu, no bairro Casa Branca, na mesma cidade.

A inauguração já começa apoteótica. São dois dias de intensa programação gratuita. Das 10h às 22h, no sábado e domingo, diversos grupos de todas as modalidades artísticas realizam programações.

Haverá cortejo, apresentação teatral, musical, circense, roda de capoeira e projeto de intervenção urbana, com le parkour e grafite. Entre os espetáculos teatrais apresentados, estão "Clube das Solteironas" e "A Queda".

Nos próximos dias já está organizado um Festival de Cenas Curtas, com direito à premiação e a Mostra Regional de Teatro. A ideia é fechar programações mensais a partir da abertura da casa.

"Uma das coisas que mais esperamos que aconteça com a inauguração do espaço é conseguir dizer que arte também é trabalho. E conseguir fazer com que os artistas da região possam se juntar e somar forças para conseguir mais visibilidade e oportunidade", conta Varlei Xavier, um dos diretores da casa.

Para o artista, pode funcionar como um clube. Pagando a taxa de manutenção, ele tem o direito de realizar ensaios no galpão do grupo. O palco é móvel e todas as estruturas, como iluminação, atendem à essa característica do espaço. Já existem 40 associados.

Outra função interessante que o local tem, e já começou a realizar, é o encaminhamento de artistas da região para apresentações externas. "Um dos nossos grupos lida muito com eventos empresariais e já conseguimos encaminhar jovens profissionais daqui para esses trabalhos."

O galpão de 110 m² funciona dentro do Colégio Central Casa Branca, onde Xavier trabalha como professor. "Minha proposta pedagógica sempre esteve ligada com a arte. O espaço cultural e o colégio são completamente distintos no funcionamento, mas sempre busco integração entre os alunos e a cultura."

Espaço Cultural Casimiro de Abreu - Rua Onze de Junho, 521, Santo André. Tel.: 2805-2808.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;