D+ Titulo Pele
Previna-se das rugas
Por Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
08/02/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Se a passagem dos anos traz maturidade, por outro lado gera marcas: as temidas rugas. Tudo porque a renovação de colágeno na pele fica mais lenta com o avanço da idade.

"As primeiras marcas de envelhecimento surgem a partir dos 25 anos", explica o integrante da Academia Americana de Dermatologia Cosmética e autor dos livros A Construção da Beleza e Acne tem Cura, Otávio Macedo.

Entre as rugas mais comuns estão os pés-de-galinha, causados pelo ato de sorrir, as de preocupação, localizadas bem no meio da sobrancelha, e aquelas de espanto, que são os vincos no meio da testa. "Todas são frutos de contrações musculares frequentes", explica a professora de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC Daniela Taniguchi.

Mas não há motivos para o desespero. As rugas fazem parte do processo natural da vida. Porém, quem almeja envelhecer com uma aparência mais jovem, pode recorrer a tratamentos específicos ao perceber os primeiros sinais.

O peeling é uma alternativa. Renova a superfície da pele por meio da descamação. "Para as mais jovens, é indicado o tratamento de forma superficial uma vez por ano", orienta Otávio.

Outra saída é o uso de toxina botulínica de maneira mais suave. "O músculo não se contrai, evitando os sulcos onde há predisposição", revela.

Aplicações de ácido hialurônico e laser também são indicadas.

A verdade é que para envelhecer bem e fugir de uma possível cirurgia plástica, a mulher deve aprender a se cuidar desde a juventude. "O sol, por exemplo, é responsável por 80% dos vincos", afirma Daniela Taniguchi.

"O ideal é usar filtro solar de dia e um ácido durante a noite", explica Otávio. Também é indispensável a hidratação. "O uso de hidratante deve ser feito desde a adolescência", orienta Daniela. Previna-se!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;