Economia Titulo
Lula anuncia presidentes da Petrobras e Eletrobras antes da posse
Por Do Diário OnLine
29/12/2002 | 15:12
Compartilhar notícia


A nova ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef, afirmou neste domingo que os presidentes da Petrobras e da Eletrobras serão anunciados por Luiz Inácio Lula da Silva até quarta-feira (dia 1º), data de sua posse na Presidência da República. Dilma disse que Lula já decidiu pelos nomes, mas não quis indicar quem são os escolhidos. "São pessoas com capacidades políticas e técnicas", resumiu.

O nome mais indicado para a Petrobras é o do senador José Eduardo Dutra (PT-SE). Segundo a futura ministra, a diretoria da estatal será definida no próximo dia 2 de janeiro, quando ocorre a reunião do conselho deliberativo da empresa

Os mandatos dos diretores das agências reguladoras - como a Agência Nacional de Petrólelo (ANP) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) - serão mantidos, segundo Dilma. Ela afirmou, no entanto, que ao longo do ano alterações legais poderão ser feitas para modificar esses mandatos, caso seja necessário. "Se fizermos, faremos durante o ano. Não pretendemos fazer nada agora. Respeitaremos os mandatos e a legislação", completou.

A petista gaúcha adiantou que o novo governo fará ajustes na legislação das agências reguladoras. Segundo Dilma, todos os setores, principalmente da área energética, apresentam "instabilidade, imprecisão e lacunas" na legislação, gerando problemas entre os diferentes órgãos institucionais.

A ministra disse que os ajustes serão feitos ao longo do próximo ano. "Se no Brasil algumas distorções ocorreram foi porque as relações entre diferentes órgãos institucionais não estavam completas", enfatizou, acrescentando que vai caber ao ministério resgatar o papel de planejamento do setor.

Dilma Roussef chegou ao quartel-general da equipe de transição (Centro de Treinamento do Banco do Brasil), em Brasília, por volta das 10h15 e adiantou que o domingo será dedicado a reuniões com a equipe da pasta.

Com informações da Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;