Setecidades Titulo Poluição
Forte cheiro de queimado preocupa moradores da região

Odor seria da Braskem, que desde o dia 5 parou fábricas para revisar processos de segurança e implementar melhorias

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
09/04/2021 | 10:43
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Atualizado às 22h11

A secretária Luciane Pereira, 49 anos, moradora na Vila Silveira, em Santo André, acordou com dor de cabeça. Segundo ela, trata-se de um reflexo de forte odor de queimado, que passou a sentir desde as 4h da madrugada e estaria saindo da Braskem, que fica a oito quilômetros de sua casa. " Vi que desde esse horário (a petroquímica) está soltando fumaça,  o que é nornal. Mas esse cheiro nunca tinha sentido. Nós todos estamos com dor de cabeça", reclama. A percepção da auxiliar administrativa Luciana Carreira, 41 anos, moradora do Jardim do Estádio, em Santo André, é a mesma. "Assim que sai para trabalhar, logo cedo, percebi um cheiro muito forte, como se fosse fumaça de caminhão", relata.

O fato é que desde o último dia 4 a Braskem está parada para manutenção em suas fábricas para promover revisão nos processos de segurança e implementar melhorias. Na ocasião Flávio Chantre, diretor de relações institucionais da Braskem, disse que o flare passaria por limpeza e seria desligado por 40 dias. Nos primeiros seis dias - que deve durar até domingo (11), porém, a fumaça deveria estar mais forte devido ao procedimento. O mesmo ocorrerá dias antes de ser religada. “O flare atinge temperatura de 800°C, para efeito de comparação, o fogão residencial atinge cerca de 200°C. E, ao ser resfriado, vai a -160°C, enquanto que o freezer de casa atinge -18°C. Quando isso acontece é emitida fumaça branca, totalmente inofensiva à população, pois se trata de vapor d’água que as torres de resfriamento sofrem durante a troca térmica”, esclarece.

Técnicos da agência da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) da região já se encontram em vistoria ao local e, em breve, devem divulgar os resultados.

Em resposta ao Diário, a  Braskem informou que "está passando por uma manutenção programada em seus equipamentos no Polo do ABC e toma todas as medidas para garantir segurança, saúde e preservação do meio ambiente. A empresa trabalha para minimizar quaisquer incômodos que possam ser percebidos na região do entorno e está analisando se a operação contribuiu ou não para o desconforto de odor relatado".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;