Internacional Titulo
Autoridades francesas sao julgadas por transmitir Aids
Do Diário do Grande ABC
09/02/1999 | 12:13
Compartilhar notícia


O ex-primeiro-ministro da França Laurent Fabius compareceu nesta terça-feira ao tribunal, no primeiro dia do julgamento de três ex-ministros ligados a um escândalo que envolve o uso de sangue contaminado com o vírus da Aids em transfusoes.

Fabius, atualmente presidente do parlamento, chegou ao tribunal acompanhado de seus advogados. Ele, o ex-ministro da Saúde Edmond Herve e a ex-ministra de Assuntos Sociais Georgina Dufoix sao processados num tribunal especial.

Esta é a primeira vez, desde a Segunda Guerra Mundial, que ministros franceses sao processados por atos cometidos no exercício de suas funçoes. Os três foram acusados de usar uma "estratégia de favoritismo", que adiou exames para verificar se uma pessoa tinha Aids usando um sistema americano até que outro francês estivesse disponível no mercado.

Quase 4.000 pessoas na França tiveram Aids como resultado das transfusoes no começo da década passada. Um relatório de especialistas publicado em 1991 mostrou que em 300 casos as contaminaçoes eram "evitáveis", se tivessem sido usados os testes preparados por laboratórios americanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;