Cena Política Titulo
Na contramão, para o bem

Tendência mundial de evitar gastos públicos, que não era o forte da Câmara de São Caetano, começa a ganhar corpo aos poucos

Do Diário do Grande ABC
19/02/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Tendência mundial de evitar gastos públicos, que não era o forte da Câmara de São Caetano, começa a ganhar corpo aos poucos. Uma das primeiras atitudes da atual mesa diretora, liderada por Sidão da Padaria (PSB), para conter despesas é a redução de dois para um carro disponível para cada parlamentar. Na legislatura passada, a Casa trabalhou com 12 cadeiras. E cada vereador tinha dois carros - menos a presidência, que tinha um. Eram, portanto, 23 automóveis. Nesta, houve aumento de sete vagas, totalizando 19 parlamentares. Em outras oportunidades a ação natural seria aumentar um veículo para cada um dos demais vereadores, o que acarretaria na compra de 14 carros. Mas, impressionantemente - e desta vez pelo lado positivo -, a solução encontrada foi diminuir a frota, cuja consequência é menos gastos com manutenção e combustível, por exemplo. Na sessão de hoje será votado projeto de resolução que autoriza a Câmara a transferir para a Prefeitura quatro automóveis, que ficariam fora de uso no Legislativo. No fim de 2007, começo de 2008, por exemplo, a Casa adquiriu frota nova e cada parlamentar teve por algumas semanas três veículos a seu dispor. Após reportagem do Diário que expôs a situação, a mesa diretora resolveu devolver alguns carros, mas cada vereador ainda ficou com dois.

Ainda não, deputado

Ontem, durante abertura da mostra fotográfica 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, na biblioteca do Paço, o deputado federal Vanderlei Siraque (PT-SP) saudou "o secretário" Cícero Martinha (PDT). O pedetista, porém, só será titular quando a Pasta do Trabalho for criada a partir da reforma administrativa, que o prefeito Carlos Grana (PT) ainda não enviou para ser aprovada pelo Legislativo. "Não provoca a Câmara", orientou o chefe do Executivo, ao fundo, quando Siraque discursava. Grana anunciou Martinha como secretário no fim do ano passado, antes mesmo de tomar posse. Os vereadores se sentiram menosprezados, pois as mudanças na estrutura administrativa têm de passar pelo crivo do plenário.

Apagão

No fim do discurso de Grana, acabou a energia no prédio da biblioteca e o fim do evento foi às escuras. Mas nada que tirasse o brilhantismo da homenagem aos metalúrgicos - classe que lutou por melhorias trabalhistas e para a democracia - e ao fotógrafo João Colovatti (1945-2001), que dá nome ao espaço permanente de exposição na biblioteca.

Verba para Cultura

O deputado federal Vicentinho (PT-SP) destinará R$ 5,8 milhões em emenda parlamentar para São Bernardo, para reforma de espaços públicos e compra de equipamentos. O acerto do valor e do setor foi feito ontem, em encontro com o prefeito Luiz Marinho (PT). A emenda ainda será analisada na Comissão de Orçamento do Congresso. Se aprovada, deve ser empenhada no segundo semestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;