Memória Titulo
Os ensinamentos de Aparecida de Oliveira Alves

Quem possibilitou o encontro de Memória com Aparecida de Oliveira Alves, a dona Cida, foi a Turma do Rudge, por intermédio de Joel Alves...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Quem possibilitou o encontro de Memória com Aparecida de Oliveira Alves, a dona Cida, foi a Turma do Rudge, por intermédio de Joel Alves, que é da turma e filho de dona Cida. E foram tantas as histórias que ouvimos de dona Cida, que ela já se tornou uma nova orientadora nossa não só para as coisas de Rudge Ramos como de uma área geográfica que nos conduz ao tempo dos carreiros e carros-de-boi entre São Bernardo, Santo André, São Caetano, São Paulo e Diadema.

Hoje dona Cida nos fala de Matilde Miagawa, mulher do ex-vereador Matao Miagawa, cuja escola de corte-e-costura - Escola Moderna - foi muito importante para a nossa personagem. Com o curso, dona Cida tornou-se costureira de Lavínia Rudge Ramos de Almeida, a dona Nenê, primeira-dama de São Bernardo e mulher do prefeito Lauro Gomes. Mais do que isso, dona Cida, a pedido de dona Nenê, produziu cortinas para a igreja do bairro e de outras partes da cidade.

Na Chácara do Lauro, dona Cida conviveu com os empregados da família, dos quais ela cita a cozinheira dona Ana, uma negra velha e braba, os faxineiros Fidelis e Augusto, o copeiro senhor João, a governanta dona Maria, os motoristas Ismael e Jorge, a passadeira dona Raquel.

Do avô Paulo Piranga faltou dizer que ele era benzedor e atendia a filas de pessoas que o procuravam num tempo em que o socorro médico era difícil e raro pelas bandas do antigo bairro dos Meninos.

Outras histórias virão. Por hoje, ficam fotos de gente querida do álbum de Aparecida de Oliveira Alves, sábia e bondosa.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 2 de fevereiro de 1980

Santo André - Ponte cai e rua fica sem saída na Vila Vitória.

São Bernardo - Montanhão, bairro que poucos sabem onde fica.

Ribeirão Pires - Criação de porcos provoca reclamações.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Redução da margem de lucros.

Carnaval 80 - Rosas Negras, de São Bernardo, mostra os festejos do Norte e Nordeste.

Policia - Marginais sequestram e abandonam moças na estrada Velha de Santos.

Incêndio - Destruída mercearia no Jardim Irene, em Santo André.

EM 2 DE FEVEREIRO DE...

1835 - Instalada a primeira sessão da primeira legislatura da Assembléia Provincial de São Paulo.

1950 - Inaugurado o Grupo Escolar Felício Laurito no Parque Novo Oratório, em Santo André.

1970 - Anunciadas: a construção de um presídio regional para o Grande ABC, na Vila Palmares, em Santo André; e de uma agência própria do INPS para São Bernardo, na Vila Duzzi, às margens do Córrego dos Lima.

Trabalhadores

Nascem em 2 de janeiro

1 - Arlindo Costa. 1907. Natural de São Bento do Sapucaí (SP). Servente de pedreiro da Rhodia Química. Residência: Rua Suíça, 312, Parque das Nações, Santo André.

2 - Elvira Ribeiro. 1913. Natural de São João da Boa Vista (SP). Operária da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua dos Capuchinhos, 418, Vila Alpina, Santo André.

3 - Benedito da Silva Cintra. 1919. Natural de Jacutinga (MG). Ajudante de eletricista da CBC. Residência: Rua Japão, s/nº.

4 - Octavio Rodrigues Teixeira. 1922. Natural de Castro (PR). Servente da Alca. Residência: Rua Rio Grande do Norte, 415, Vila Santa Terezinha, Santo André.

FONTE: primeiro livro de registro geral dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é o aniversário de Itu, fundado em 1610 e elevado a município em 1657, quando se separa de Santana de Parnaíba. O nome significa salto. A cidade realizou a primeira convenção republicana do País, em 1873. De Itu veio para Santo André a família Flaquer, do senador José Luiz Flaquer e seu irmão, coronel Alfredo Luiz Flaquer.

SANTOS DO DIA

Catarina de Ricci, Feliciano de Roma e Joana de Lestonnac.

A Igreja celebra a festa da Apresentação do Menino Jesus no templo e a Purificação de Nossa Senhora (estampa), ou Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Candelária. É uma das festas mais antigas da Igreja Católica (século IV).

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

HOJE

Dia do Religioso.

Dia do Agente Fiscal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;