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Venda de veículos teve alta de 11,38% em 2009
Cibele Gandolpho
Especial para o Diário
05/01/2010 | 07:26
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A indústria automobilística fechou 2009 com vendas de 3.141.280 unidades, superando em 11,38% o recorde que havia sido batido em 2008, quando 2.820.347 veículos tinham sido comercializados. Deste total, 23,5% são veículos da Fiat; 23,1% são da Volkswagen; 19%, da Chevrolet; e 10,3% são da Ford.

Os números estão sujeitos a pequenas modificações já que, hoje, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulga os dados fechados sobre o licenciamento de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Na quinta-feira será a vez da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Segundo fontes do setor, em dezembro as vendas totais da indústria somaram 293.066 unidades, alta de 16,44% sobre a marca de novembro (251.698 unidades) e de 50,69% ante dezembro de 2008, quando a crise atingiu em cheio este mercado.

O resultado mensal foi o melhor para meses de dezembro, ultrapassando em quase 21% o do último mês de 2007, que tinha atingido a marca histórica de 242.240 unidades, afirmam fontes próximas ao setor de emplacamento.

CITROËN
A montadora francesa anunciou uma promoção em comemoração aos seus 90 anos e vai premiar, sem sorteios, todos os clientes que adquirirem um modelo da marca. Durante o mês de janeiro, quem comprar qualquer veículo Citroën, incluindo os comerciais, ganhará uma passagem aérea para Paris, de ida e volta, que deve ser utilizada no período de um ano.

Essa é a segunda vez que a montadora faz essa promoção, no entanto, na primeira ocasião, em 2005, o benefício era só para clientes que compraram o Picasso. Segundo Robson Cavalcante, gerente de marketing da Citroën do Brasil, na época, as vendas cresceram 27% no período de um mês, tempo que durou a promoção.

"Com a ampliação para todos os modelos da marca, pretendemos incrementar as vendas em 30% em janeiro, principalmente no veículo mais vendido da Citroën no País, o C3", afirma Cavalcante. Em 2009, a empresa vendeu um pouco mais de 33 mil unidades do carro, o que dá uma média de R$ 3 mil por mês. O C3 custa a partir de R$ 37.990.

Com a promoção, espera-se que as vendas cheguem a 4 mil unidades só do C3. "Acreditamos que este benefício vai ajudar aqueles clientes indecisos entre um veículo Citroën e outra marca", avalia Cavalcante.

A montadora possui 18 concessionárias na Grande São Paulo, sendo 15 na capital e 3 no Grande ABC (uma em São Caetano, uma em Santo André e uma em São Bernardo). No Brasil, há um total de 131 lojas. (Colaborou Arivelson Feltrin)




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