Esportes Titulo
Estádio do Pacaembu terá grama sintética
Por Eduardo Reina e Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
23/02/2005 | 12:34
Compartilhar notícia


Sessenta e cinco anos depois da partida inaugural do estádio municipal do Pacaembu entre o Palestra Itália e o Coritiba, em 28 de abril de 1940, a torcida paulista verá uma modificação radical no gramado. O campo terá grama sintética após o final do Campeonato Paulista de Futebol, em abril. Duas empresas estão na disputa pela instalação do novo piso em troca de parceria com a Prefeitura de São Paulo, responsável pelo local. “Fecharemos convênio com a Sport Link ou com a Grupo Gramados Sintéticos Assessoria Esportiva. Depois do Campeonato Paulista, as obras serão realizadas entre 60 e 90 dias. A inauguração deverá ser com um clássico paulista entre Corinthians e Palmeiras ou Palmeiras e São Paulo”, afirma o secretário municipal de Esportes da capital, Marquinho Tortorello. Não está descartada a realização de partida que reunirá estrelas galácticas amigas do lateral Roberto Carlos, hoje no Real Madrid, e um combinado paulista. “Mas para esse jogo ainda faltam alguns entendimentos”, adianta Marquinho.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, ou simplesmente Pacaembu, será o primeiro campo brasileiro que sediará jogos oficiais em gramado sintético. O Baetão, de São Bernardo, já conta com este tipo de piso, mas não para competições oficiais. A Secretaria de Esportes da cidade de São Paulo já obteve sinal verde da FPF (Federação Paulista de Futebol) e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para efetuar a troca. “As características da grama artificial a ser instalada são ótimas, com bastante utilização na Europa. O quique da bola é o mesmo do gramado natural, quando chove não se formam poças e a velocidade da bola é mantida igual ao gramado seco”, explica o secretário. Segundo Marquinho Tortorello, a Fifa autoriza a utilização do material e já emitiu parecer favorável.

O custo do novo gramado no Pacaembu gira em torno de R$ 900 mil, que serão custeados pela empresa escolhida. Em troca, a prefeitura de São Paulo concederá o direito de exploração de publicidade da empresa que fará a troca do piso na borda do gramado. Com a grama artificial, Marquinho Tortorello pretende diminuir os custos de manutenção do gramado e abrir o leque de utilização do estádio, que hoje serve apenas para jogos de futebol e realização de shows.

O início das obras está previsto para após o final do Paulistão, dia 17 de abril. “Procuramos fazer um cronograma que não atrapalhe o campeonato, pois o Corinthians manda seus jogos no Pacaembu. Cerca de 90 dias depois já poderemos fazer a inauguração”, prevê Marquinho Tortorello. Para a instalação do gramado sintético será preciso refazer toda a infra-estrutura abaixo do campo, com novas canaletas de drenagem e suporte para as placas com o novo piso.

Em 1994, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) tombou o estádio e o complexo esportivo anexo, incluindo a Praça Charles Müller. Além do Pacaembu, o Canindé, da Portuguesa, também deverá instalar grama sintética no campo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;