Cultura & Lazer Titulo
Brasil clássico
Adriana Feder
Especial para o Diário
18/06/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Música brasileira, com choro, maxixe, baião e samba. Este será o repertório do próximo concerto da Orquestra Filarmônica de São Caetano, amanhã, às 20h30, e domingo, às 19h30, no Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840. Tel.: 4238-3030). Com entrada franca, a apresentação contará com a participação do grupo Choronas.

No concerto, o maestro Sérgio Assumpção vai comandar apresentação repleta de músicas de autores como Pixinguinha, Waldir Azevedo, Hermeto Pascoal, Chiquinha Gonzaga e Chico Buarque.

"Neste mês, a Orquestra faz o quarto repertório do ano. Os três anteriores foram dedicados à musica clássica. Então decidimos encerrar o primeiro semestre com um repertório de música instrumental brasileira, aproveitando também a mobilização do País com a realização da Copa do Mundo", afirma o maestro.

O grupo Choronas, formado por Gabriela Machado (flauta transversal), Ana Cláudia César (cavaquinho), Paola Picherzky (violão de sete cordas) e Roseli Câmara (percussão), mescla em seu repertório músicas brasileiras consagradas, além de composições tradicionais e não tão conhecidas do grande público.

As quatro musicistas já tocaram com diversas orquestras, entre elas a de Santo André. "Tem sido uma experiência muito gratificante poder levar o choro para o ambiente da orquestra. O público é sempre muito receptivo porque é um repertório acessível", comenta a integrante Paola Picherzky.

A artista diz também que tocar com a filarmônica é como "estar em casa", já que ela, Ana Cláudia e a andreense Gabriela estudaram na Fundação das Artes de São Caetano.

O grupo existe há 15 anos, sempre com a mesma formação, e já possui três discos lançados. "A gente pretende produzir um CD com orquestra ainda neste ano", conta Paola.

Além das apresentações em diversos espaços culturais de São Paulo e outras cidades brasileiras, também levam a música nacional ao Exterior, como Portugal e Suécia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;