Memória Titulo
No Carnaval, um novo colunista
Ademir Medici
21/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Não se perca de mim, não se esqueça de mim, não desapareça. Que a chuva tá caindo, e quando a chuva começa eu acabo perdendo a cabeça. Não saia do meu lado. Segure o meu pierrô molhado.”

Chuva, Suor e Cerveja, de Caetano Veloso, sucesso do Carnaval de 1972.

 

 

Há 45 anos, no Carnaval de 1972, estreava no Diário um novo colunista social. Chiquinho Palmério já estava na casa. Atuava como redator – ou copydesk – e foi a solução encontrada para substituir um ícone do jornalismo do Grande ABC, Serafim Vicente, que despedira-se alguns dias antes.

Chiquinho, Serafim e outros jornalistas apareceram juntos na foto em que a Redação saudara os leitores na virada de 1971 para 1972. E Chiquinho deu tão certo na nova função que inspiraria a criação do Dia do Colunista Social do Grande ABC alguns anos depois, data celebrada no dia do seu aniversário.

Na estreia, em plena segunda-feira do Carnaval, Chiquinho faz uma síntese do Carnaval de 1972 no Grande ABC, num grande artigo de duas páginas recheado de fotos da festa de Momo nos clubes. O texto diferenciado do Palmério mostrava os novos tempos do Diário.

 

Entre os músicos, Willian Forneaut

Texto: Chiquinho Palmério (Diário, 1972)

 

Pois é. Começo do fim. Vocês me entendem? Explico: começo a falar de Carnaval na véspera dele terminar. Em compensação, dou duas páginas só para tratar do fervilhante assunto.

No Grande ABC o Carnaval está acontecendo mesmo é nos salões. Os clubes se prepararam bem e compensaram a inexistência do Carnaval de rua.

Num Fordinho Bigode todo pintado de flores, um grupo de garotas e rapazes fizeram força para renovar o Carnaval de rua; a um Chevrolet importado, todo enfeitado, tentaram formar um Carnaval carnavalesco pelas ruas de Santo André.

Mas o que se via eram meninos jogando bisnagas de água (às vezes até baldes) nos carros que passavam, irritando alguns motoristas menos esportivos.

Em Santo André, um dos clubes mais animados foi o Rhodia, que andou recebendo cerca de 4.000 pessoas por noite. O Aramaçan, na sua primeira noite (sábado), superou as expectativas e ficou lotado. Nos dias seguintes manteve uma boa afluência de foliões, animados pela ótima orquestra de Willian Forneaut.

Os clubes da General Motors e General Electric estiveram bastante animados. O Primeiro de Maio esteve bom, sem ser espetacular. Continua...

 

A nova praça Lauro Gomes.

E os bancos de novo ocupados

Texto: Elexina D’angelo

 

O que aconteceu no sábado foi a reinauguração da Praça Lauro Gomes para a população como um todo.

Simplesmente emocionante ver tantas pessoas sentadas nos bancos até então encobertos, batendo papo na sombra das árvores.

Quando o Coral Bicchiere D’oro começou a entoar músicas italianas, as pessoas acompanhavam, felizes em ver novamente a alegria ali instalada.

O prefeito Orlando Morando compareceu. Prometeu deixar a praça em ordem e restaurar a fonte Princesa Isabel, além de anunciar muitos outros espetáculos.

Vi-me animada a levar meus netos até a praça, três batateiros que não conhecem toda essa área central, pois não era segura. Ainda tenho as fotos de quando levava meus filhos até lá, com alguns meses de idade, em tempos melhores.

Esperamos pelo retorno dessa época e que possamos ocupar a Praça Lauro Gomes despreocupadamente.

Diário há 30 anos
Sábado, 21 de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6373

Manchete – Suspensão da moratória brasileira é por tempo indeterminado

 

Em 21 de fevereiro de...

1922 – Instalado o Grupo Escolar de São Bernardo, no antigo sobradão de taipa que existiu na Praça Lauro Gomes e que foi construído pelo alferes Bonilha, no século 19.

2016 – Clarivalde Versolatto inicia, aqui em Memória, uma série de artigos sobre a Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo: ‘A alma de uma rua com 200 anos’.

 

Hoje
Dia Nacional do Imigrante Italiano

Festa da Imigração Italiana

Dia Internacional da Língua Materna

Dia do Naturismo, para lembrar a atriz Luz Del Fuego (que se enrolava em duas joboias).

 

Santos do dia
Fortunato

Pedro Damião (doutor da igreja falecido na Itália em 1072)

Sérvulo

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 21 de fevereiro:

No Piauí, Jaicós.

Em Santa Catarina, São Carlos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;