Internacional Titulo
Temporal deixa pelo menos 26 mortos na Grã-Bretanha
Da AFP
18/01/2007 | 20:57
Compartilhar notícia


Um violento temporal que atinge o norte e o centro da Europa desde a manhã desta quinta-feira causou pelo menos 26 mortos e danos materiais principalmente na Grã-Bretanha, Alemanha, França e Holanda.

Pelo menos dez pessoas morreram nesta quinta-feira na Grã-Bretanha, entre elas um menino de dois anos, vítima da forte tempestade - uma parede de tijolos caiu sobre ele. Um outro desabamento também causou a morte de uma mulher de 60 anos.

Quatro homens foram vítimas de acidentes de trânsito. Árvores caíam sobre os carros fora de controle, por causa do vento forte que, em alguns lugares, chegou a 100 km/h.

Um idoso foi vítima de uma crise cardíaca e um outro foi atirado pelo vento contra uma porta metálica, morrendo na hora.

A tempestade deve durar até o fim do dia com ventos de até 200 km/h, sobretudo na costa alemã do Mar Báltico.

Na Alemanha, onde a tempestade foi batizada com o nome de "Kyrill" pelo Instituto de Meteorologia da Universidade Livre de Berlim, morreram sete pessoas, entre elas um motorista, após a queda de uma árvore, um bebê e um idoso.

Na Holanda, foram registradas quatro vítimas.

Na França, morreram duas pessoas, entre elas uma mulher morreu quando o carro em que estava foi atingido pela queda de um poste elétrico.

No total, 15 departamentos franceses estão em "alerta laranja", o terceiro nível de alerta meteorológica numa escala que vai até quatro.

No Oceano Atlântico, os 26 membros da tripulação de navio de carga britânico que estava a ponto de naufragar no oeste da França foram resgatados sãos e salvos.

Na República Tcheca três pessoas morreram na queda de várias árvores.

Na região do Canal da Mancha, o vento soprava a uma velocidade entre 120 e 130 km/hora. Na região de Vosges (leste da França), os ventos chegavam a 150 km/hora.

A Alemanha ativou o alerta nacional para furacão. As autoridades pediram à população que limite as viagens, já que os ventos sopraram a 169 km/h no centro do país.

O mau tempo também perturbou o tráfego aéreo e marítimo. Em Frankfurt (Alemanha), foram cancelados 78 pousos e decolagens.

No Canal da Mancha, foram interrompidos os trajetos entre os portos franceses e britânicos, assim como os tráfegos dos trens Eurostar e Thalys entre França, Londres e Bruxelas.

Na França, cerca de 67 mil pessoas ficaram sem eletricidade à tarde na região norte do país.

Na Holanda, a estação principal de Amsterdã foi evacuada devido à queda de uma parte do telhado causada por ventos de 130 km/h. No aeroporto de Amsterdam-Schiphol foram registrados atrasos de mais de uma hora.

 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;