Nacional Titulo
Ibama apreende mogno no Pará
Por Do Diário OnLine
28/10/2001 | 17:15
Compartilhar notícia


Fiscais do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e homens da polícia federal apreenderam mais de 20 mil metros cúbicos de mogno em Tucumã, no sul do Pará.

O mogno, extraído ilegalmente de uma reserva de índios caiapós, será doado para a comunidade.

Membros do Greenpeace e agentes do governo participaram do projeto “Operação Mogno”, neste sábado. A operação seguirá até a próxima quinta-feira.

Para fiscalizar a área, dois aviões do Greenpeace e quatro helicópteros do governo estão sendo utilizados.

Três pontos de extração ilegal de mogno foram descobertos entre os rios Iriri e Curuá. As áreas desmatadas ficam na região chamada de “Terra do Meio”.

Os madeireiros, que podem ser multados em até R$ 2 mi, abriram caminhos na floresta para a entrada de caminhões e tratores. Após a retirada da madeira, o mogno é transportado por balsas através de operários contratados pelas serrarias de Tucumã e São félix do Xingu.

A extração ilegal de mogno é encarada por índios e madeireiros como forma de combate ao desemprego na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;