Setecidades Titulo Seja voluntário
Vila Luzita recebe campanha para doação de medula óssea
Por Natalia Fernandjes
do Diário do Grande ABC
25/02/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Luzita, em Santo André, recebe campanha de cadastramento para doação de medula óssea hoje. A ação, realizada das 9h às 13h, espera atrair até 200 pessoas, que serão incluídas no Redome (Registro Nacional de Doadores). A expectativa é de que a medida auxilie aqueles que esperam por transplante.

A realização do cadastro dura no máximo meia hora. Os interessados, que precisam ter idade entre 18 e 54 anos e não podem sofrer de hepatite, câncer ou ser portadores de HIV, participam de roda de conversa, onde os profissionais da Ameo (Associação da Medula Óssea) explicam mais sobre a medula e as formas de doação. É preciso levar RG e CPF, preencher ficha cadastral e colher 4 ml de sangue.

A chance de encontrar medula compatível é de uma para cada 100 mil. Portanto, quanto mais pessoas cadastradas, maiores as chances de cura, explica a coordenadora de campanhas da Ameo, Vanessa Borges. O Brasil tem 1.800 cadastrados no Rereme (Registro de Receptores de Medula) para 2,3 milhões cadastrados no Redome.

Diadema

No dia 17, o Quarteirão da Saúde, na Avenida Antônio Piranga, 700, em Diadema, receberá campanha regional para o cadastro de possíveis doadores, das 10h às 16h. A expectativa é de que sejam realizados até 2.000 cadastros nessa oportunidade.

Em 2011, o Grande ABC recebeu 15 campanhas para cadastramento de possíveis doadores de medula óssea. Foram feitos 4.902 cadastros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;