Cultura & Lazer Titulo
X-salada: fome e vontade de comer
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
20/05/2006 | 09:33
Compartilhar notícia


Duas lanchonetes recentemente inauguradas em Santo André, ambas com pedra fundamental na região em São Bernardo, oferecem lanches com toques diferenciais. O Mister Mostarda chegou a São Bernardo em 2002; em fevereiro deste ano, abriu em Santo André. O Boka’s Burger tem 18 anos de tradição e abriu a nova loja no mês passado. Bom para quem cansou do grande “M” amarelo ou pensa que sinônimo de hambúrguer é só o que as grandes redes de fast food oferecem.

Os proprietários têm histórias em comum. Ambos começaram cedo a vender lanches. Marcos Pudelkiewicz, 36 anos, criou em São Bernardo com seu sócio, Antonio Gaia, 52, o Boka’s Burger. Com esse sobrenome de origem russa, fica mais fácil chamá-lo de Boka, apelido de infância que deu nome à lanchonete. Marcos, o Boka, é o proprietário da loja em Santo André. Nascido na cidade e criado em São Bernardo, a vocação para o comércio veio cedo. A idéia de fazer lanches de tamanho médio ele trouxe do Rio Grande do Sul, onde morou. Adaptando os ingredientes ao paladar local, bolou seu cardápio. Primeiro, em uma barraquinha. Hoje, seus planos incluem abrir filial em São Paulo.

O Mister Mostarda fez o caminho inverso. Abriu suas portas em São Bernardo no dia 11 de setembro de 2002, exato um ano depois do ataque terrorista ao World Trade Center em Nova York. Alexandre Barbieri, 33 anos, gostou do Grande ABC e decidiu expandir suas lojas na região. Seu início foi fazendo cachorro-quente numa van, na Freguesia do Ó, em São Paulo, bairro onde abriu a primeira lanchonete, há dez anos, e onde morava. Morava porque ele se casou e mudou para o Grande ABC. Inaugurou a casa em Santo André, planeja uma terceira e até uma cozinha industrial central para preparar e distribuir os ingredientes usados. E a van onde tudo começou continua com ele.

O diferencial do Mister Mostarda é a fabricação do próprio hambúrguer; o do Boka’s é adquirido de fornecedor. O cardápio do Boka’s é mais variado, com opções de beirutes, panquecas e porções. O Mister Mostarda optou por um menu menos variado e mais especializado, em cachorros-quentes e sopas além dos hambúrgueres.

O Diário visitou as duas lanchonetes andreenses para experimentar o cheese salada, e fazer uma reportagem comparativa, a exemplo do caderno Automóveis. A opção levou em conta a tradição deste sanduíche servido em milhares de lanchonetes como X-salada.

Avaliação – Primeiro, o do Boka’s. O hambúrguer veio quase ao ponto e a alface em folhas inteiras. O pão levemente tostado e cortado em três fatias amplia a sensação de tamanho do sanduíche, servido em um pratinho comum. Estava quentinho, com queijo derretido sem amolecer demais e sem líquidos do tomate escorrendo para o papel. O diferencial é o acréscimo de milho (em praticamente todos os lanches da casa). A mesa do lado externo do salão balançava um pouco. Há opção de lanches no prato.

No Mister Mostarda, o sanduíche vem num prato maior que os tradicionais, e igualmente bem servido. O ponto do hambúrguer estava um pouco além do bem passado e a alface bem picadinha, sem sair para fora do pão. Fatias de tomate, queijo prato e maionese completam o recheio caprichado. Ao fazer o pedido, procure fazê-lo completo (lanche, bebidas, acompanhamentos e sobremesa), pois o salão fica no andar superior e a atendente precisa subir e descer a escada.

Ambas apostam em espaços pequenos e aconchegantes na linha “para toda família”. Com mesas e cadeiras de madeira, da mesma tonalidade escura em ambas, os dois proprietários sabiamente não optaram por aquelas de armar, geralmente oferecidas por fornecedores, sem charme nem apelo diferencial.

O Mister Mostarda foi fundo no quesito “família”, optando por não incluir muitas bebidas alcoólicas, mantendo apenas uma opção de cerveja long neck. No Boka’ há, entre outros drinques, a opção cerveja na torre de 2 litros.

A preferência por bem ou mal passado depende do paladar. O leitor pode avisar como ele prefere o ponto da carne e o que gostaria de retirar do lanche – por exemplo, o milho ou a maionese. Mas tanto o Mister Mostarda quanto o Boka’s vieram para ampliar o apetite por hambúrgueres.

Mister Mostarda
Endereço: r. Galeão Carvalhal, 34, Jd. Bela Vista, Santo André. Tels.: 4427-3945 / 4427-3864 (outra loja: r. Juquiá, 15, Rudge Ramos, São Bernardo. Tels.: 4367-5553 / 4367-5554).

Funcionamento: de seg. a sáb., das 11h às 23h; dom. das 16h30 às 23h (consulte delivery)

Lugares: 40 (idem em São Bernardo)

Estacionamento: na frente da loja

Cartões de crédito: Visa, MasterCard, Dinners (ainda não instalados na loja em Santo André)

Cartões de débito: Visa Electron, Maestro e RedeShop (ainda não instalados na loja em Santo André)

Tíquetes: todos

Prato principal: cachorros-quentes e hambúrgueres

Preço: R$ 5,95 (X-salada)

Boka’s Burger
Endereço: r. Padre Manoel de Paiva, 15, Jardim, Santo André. Tel.: 4994-1051 (outra loja: r. José Monteiro Filho, 23, Jd. do Mar, São Bernardo. Tel.: 4125-2598).

Funcionamento: de ter. a qui., das 11h às 23h; sex. e sáb., das 11h às 4h; dom. das 17h às 23h (em São Bernardo, das 18h30 às 5h, de seg. a dom.) (consulte delivery)

Lugares: 80 (230 em São Bernardo)

Estacionamento: na frente da loja

Cartões de crédito e débito: todos (ainda não instalados na loja em Santo André)

Tíquetes: todos

Prato principal: hambúrgueres, lanches, beirutes, panquecas e porções

Preço: R$ 7 (X-salada)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;