Economia Titulo
Empresas da região desenvolvem opções para combustíveis
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
13/02/2005 | 16:52
Compartilhar notícia


Outras empresas do Grande ABC participam de projetos para o desenvolvimento de combustíveis alternativos. A International Engines, de São Bernardo, por exemplo, faz pesquisas em parceria com o Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas), da USP, para utilização do biodiesel na mistura com o diesel extraído de petróleo nos motores. A DaimlerChrysler tem em São Bernardo o centro de competência mundial da companhia para desenvolvimento de motores a gás natural. E a Eletra, do mesmo município, fechou recentemente parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a Induscar-Caio para produzir o primeiro ônibus brasileiro movido a célula de hidrogênio até meados de 2006.

Em relação ao biodiesel, trata-se de uma alternativa de matriz energética que deverá chegar em breve ao mercado. Lei sancionada no início deste ano  estabelece que nos próximos três anos será autorizada a adição de 2% (B2) de biodiesel ao diesel de petróleo. A partir de 2008, a mistura B2 será obrigatória.

Para o diretor da SAE Brasil Jean Marques Gomes, uma das preocupações é que o país tenha um programa de controle dos estoques do biodiesel. Mas ele vê o biocombustível como tendência para o médio prazo. Em relação à célula de hidrôgenio, ele considera que será a tecnologia do futuro. "Mas uma coisa é a tecnologia no estado da arte e outra o que o mercado pode absorver", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;