D+ Titulo
Acompanhe os estudos de seu filho
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
17/02/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Voltam as aulas e a preocupação dos pais é sempre a mesma: o rendimento dos filhos na escola. Para que esse seja um problema a menos no dia-a-dia, nada melhor do que ajudá-los a organizar, neste início do ano, um roteiro de aprendizado em casa.

Separar um tempo durante o dia para as obrigações escolares e outro para o lazer já é um bom começo. O ideal é que uma hora após o almoço – caso o período de estudos seja matutino – o aluno comece a fazer suas tarefas.

“Caso seu filho esteja no ensino fundamental I (antigo primário) o máximo que deve ser gasto por dia é uma hora. Mais do que isso pode ser improdutivo”, diz a diretora pedagógica do Colégio Pentágono, Solange Seletto Tersariol. No caso do ensino fundamental II (antigo ginásio) e ensino médio (antigo colegial), a sugestão sobe para, no máximo, duas horas.

ORGANIZE

Rosana Vieira, orientadora educacional do Colégio Singular, acrescenta outra dica: separe uma agenda para anotar as provas. “Assim fica mais fácil acompanhar as matérias que seu filho estuda e intensificar a cobrança nas que ele tiver mais dificuldade.”

Caso os pais trabalhem, a opção é monitorar pelo telefone ou nos momentos em que estiver com o filho. “O importante é demonstrar interesse e verificar tudo o que eles fazem”, finaliza Rosana.

Dicas

Separe livros que você julgue bons para incentivar seu filho à leitura.

Acompanhe diariamente a quantidade de lição de casa que ele tem e veja se, ao final do dia, foi feita.

Se o seu filho estiver no primário, reserve uma hora do dia para ele estudar as matérias aprendidas na escola.

Vistorie sempre o material escolar de seus filhos.

Não deixe que ele coma durante o horário de estudo. Este ato causa sonolência e pode atrapalhar sua concentração.

Caso ele estude no período da manhã, após o almoço dê um intervalo de uma hora para mandá-lo fazer a lição ou estudar. Neste período, a digestão pode atrapalhá-lo.

Separe um local de sua casa – pode ser o quarto de seu filho – para que ele estude diariamente. Este lugar tem de ser iluminado e silencioso, para que não haja desvio de atenção.

Nunca deixe de ir às reuniões de pais. É nelas que pode ser constatado qualquer tipo de problema com a criança ou adolescente.

Existem escolas que disponibilizam no site o rendimento e os trabalhos entregues pelo aluno. Para os pais informatizados, é uma boa forma de monitorar sem ter de cobrar constantemente o filho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;