Memória Titulo MEMÓRIA
Lá vai o Professor, garoto bom de bola...
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Humaitá B 1, Vasco da Gama 0. Intervalo de jogo. Um jogo duríssimo o que cobrimos sábado último, no Estádio Distrital de Vila América, pelo Campeonato Municipal de Santo André, categoria Star (jogadores com a experiência de terem passado dos 50 anos).

Depois de entrevistar o Professor, no intervalo, tivemos o topete de instruir o Vasco da Gama. “Seguinte, Professor: avance pela direita e cruze no segundo pau. Tenho certeza que o Suco (Josimar de Oliveira) vai empatar esse jogo, de cabeça”.

Não deu certo. É verdade que o Vasco acertou um petardo na trave direita do goleiro Braz (Braz José Carvalhais). Mas o 1 a 0 persistiu até o final, com todos os méritos para o Humaitá.

Professor de Direito na Universidade Metodista, advogado atuante com banca em Diadema, José Vilmar da Silva reserva os finais de semana para jogar futebol. Joga no ataque. Sábado último foi o número 7 do Vasco da Gama no derby frente ao Humaitá B.

“A gente que não sabe jogar, o professor daqui (técnico Faísca, auxiliado pelo zagueiro Suco), onde ele manda a gente jogar a gente vai”, comenta o Dr. José Vilmar, com simplicidade.

Da beirada de campo ouvíamos os gritos: é professor daqui, professor daí. Corre, professor. Solta a bola, professor. Lança, professor. Esperamos o intervalo da partida. Precisamos ouvir esse jogador.
(na faculdade) “eu falo que jogo bola. Os alunos não acreditam. Agora vão acreditar”, acrescenta.

Pedimos para o Professor petecar a bola (fazer embaixadinhas), para as fotos do Mauricio Silva. Disse que não sabia petecar. Insistimos: “coloca o pé sobre a bola”. E não é que ele se saiu bem! Agora seus alunos podem acreditar que têm entre os mestres um boleiro de respeito.

VIDA NA VÁRZEA

Professor mora em São Caetano. Exerce a advocacia durante o dia. Militou muito tempo na área criminal. Agora diversifica no campo do Direito. É mestre, pós-graduado. Vai postular um doutorado. À noite, as aulas na Metodista. E tem o futebol.

Aqui (em campo) é alegria, um lazer que levamos muito a sério, porque isso é vida. Há uma infinidade de pessoas que se aproveitam desse espaço para viver bem e com qualidade.

Imaginem que hoje por aqui passaram 100, 120 crianças, mais 80 adultos. Amanhã voltará a acontecer. Isso é sensacional.

Uma história que começa no interior, terra natal do professor (Birigui, SP, 27-12-1958). Veio criança para Santo André. Nem conhece a cidade natal.

Viemos à procura de uma nova vida. Somos em seis irmãos. Todos vieram e cada um seguiu sua vida.

Havia o dente-de-leite, depois o juvenil. Sempre fiquei envolvido nessa várzea.
Professor é palmeirense. Gostava muito do Edmundo. Hoje aplaude o Renato Augusto, do rival Corinthians. E admira o professor Tite, que está igualmente corintiano.

E lá vai o Dr. José Vilmar da Silva, o Professor, dominando a pelota no terrão vermelho de Vila América. Alunos da Metô, futuros advogados, seu professor conhece de bola também.

Dia do Funcionário Público

Neste dia especial à categoria, acolhemos a listagem preparada por Célia Regina Saurin. Ela relaciona os aniversariantes do mês de outubro dos vários núcleos de convivência da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo.

Nova Esperança - Maria Teresa Aniceto, dia 5; Bernardina Fernandes Chagas, 7; Sonia Maria Mendes, 8.

Nova Vida – Bernardina Martini De Marchi, 18; Aparecida Catalan Rossi, 20; Jácomo Avanço, 24.

Nova Era – Joselha Nascimento, 5; Selma Gerbelli Tsamtsis, 6; Lazinha Oliveira Marotti, 10; Janete Guedes Barreiros, 17; Alexandrina Leifiquin, 25.

Alegria – Fani Primitz Conrado, 4; Nadir Vieira da Silva, 4; Edna Silvestre, 10; Antonia de Paula, 16; Antonio de Paula, 23.

Girassol – Heloísa Helena Vertamatti, 4.


Diário há 30 anos
Domingo, 27 de outubro de 1985 - ano 28, nº 5966

PREVISÃO ACERTADA – Fernando Vitor, presidente da Comissão de Defesa da Billings, e membro do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), numa entrevista ao Diário: A região metropolitana enfrentará em cinco anos a maior crise da história do abastecimento de água, se persistir a postura impassível e conivente dos órgãos governamentais com relação à poluição dos mananciais e devastação do meio ambiente.

MOGI DAS CRUZES – Os repórteres Beatriz Andreatta e Luciano Vicioni mostram o primeiro centro de pesquisas de cogumelos. Em Mogi, Vicioni realiza um verdadeiro ensaio fotográfico sobre o produto. Em sua maioria, as fotos permanecem inéditas.


Em 27 de outubro de...

1915 – O futebol que se jogava em Santo André há um século. O Brasil local recebe o extra do antigo Palmeiras e goleia: 6 a 3.
A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘à esquerda de Dwina, os russos repelem seis ataques alemães’.

1930 – Revolução em curso: Juarez Távora, chefe vitorioso do movimento revolucionário no Norte do País, é recebido como herói no Rio de Janeiro; Getúlio Vargas vai assumir a presidência.

1970 – Prefeitos do ABC visitam a Faculdade de Medicina da Fundação Santo André: Newton Brandão (Santo André), Aldino Pinotti (São Bernardo) e Oswaldo Massei (São Caetano). Dr. Enzo Ferrari era o presidente da FUABC.
Prefeitura de São Bernardo condecora 67 servidores no Dia do Funcionário Público.

2005 – Inaugurado o Centro de Estudo, Pesquisa, Prevenção e Tratamento em Saúde da Faculdade de Medicina do ABC.

Santos do Dia

São Judas Tadeu, apóstolo. Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina. O seu pai, Alfeu, era irmão de São José; a mãe, Maria Cléofas, prima irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas era primo irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Simão Cananeu

Faro

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje as cidades de Novo Horizonte, Sandovalina, São Simão e Ubatuba. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;