Internacional Titulo
EUA não deveriam correr riscos com a Coréia do Norte, diz Hyun
Por Da AFP
23/02/2003 | 17:07
Compartilhar notícia


O presidente eleito da Coréia do Sul, Roh Moo Hyun, destacou mais uma vez seu desejo de dialogar com a Coréia do Norte e advertiu Washington a não correr muitos riscos diante das ambições nucleares dos norte-coreanos.

"A Coréia do Norte está se abrindo e (...) já está mudando", disse Roh à revista Newsweek. "Se lhe dermos o que querem desesperadamente, estarão dispostos a abandonar suas ambições nucleares. Em conseqüência não devemos tratá-los como criminosos, e sim como sócios em uma negociação".

Segundo Hyun, que assume a presidência na terça-feira,o que o governo de Pyongyang “quer desesperadamente” é segurança para o regime, tratamento normal e ajuda econômica.

O líder sul-coreano se opõe radicalmente à posição de Washington de isolar a Coréia do Norte para pressionar o país a abandonar seu programa de armas nucleares. Além disso, ele está preocupado com o eventual uso da força por parte dos Estados Unidos para resolver o conflito.

"É um problema de vida ou morte", disse Hyun. "Um presidente é responsável pela segurança de seu povo. Por isso estou pedindo aos Estados Unidos que evitem correr muitos riscos". Para ele, o diálogo e os acordos econômicos são os únicos meios para solucionar a atual crise.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;