Automóveis Titulo
Partner é bom, mas Doblò é melhor
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
30/06/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


 

Certamente, as coisas não serão mais tão fáceis para o Fiat Doblò - reestilizado no ano passado. Pelo custo-benefício, o Peugeot Partner chegou com interessante proposta para abalar a soberania da multivan da Fiat que, com 50% das vendas da categoria, somou 6.510 unidades comercializadas em 2009.

O Diário comparou a versão Adventure Locker com a Escapade. No acabamento interno, design exterior e dirigibilidade, o Fiat supera o concorrente. A impressão é que o conjunto do Doblò é melhor adaptado ao gosto local. Por isso, vence este comparativo.

O grande desafio do Doblò, no entanto, é o posicionamento de preço daqui para frente. O Adventure Locker parte de R$ 63.970, enquanto o Escapade começa em R$ 50,6 mil. De série no Doblò, rodas de liga leve, computador de bordo, faróis de neblina, freios ABS e air bag duplo são oferecidos no Partner num pacote de opcionais por R$ 5.000 - que ainda assim fica bem mais barato que o modelo Fiat.

Racionalmente, o Partner é uma boa opção de compra, O Peugeot também se renovou. Antes só vendido na versão furgão, o Escapade ganhou atributos aventureiros para poder encarar melhor o concorrente da Fiat - montadora pioneira nesse nicho no Brasil. O Peugeot adotou grades que protegem os faróis e aplique no para-choque, que simula quebra-mato, além de lanternas com novos refletores.

Mas, emocionalmente, o Doblò é a melhor escolha. Para quem pode pagar mais, vale a pena. A começar pelo motor 1.8 Flex de oito válvulas, mais adequado para movimentar um carro mais pesado - 1.455 quilos. A versão Adventure Locker oferece o sexto assento - recurso não disponível no Partner. A porta dupla traseira do Doblò também é vantagem no acesso de pessoas e objetos.

Com 114 cv (álcool) e 112 (gasolina) a 5.500 rpm, o propulsor dá conta perfeitamente dos trajetos urbanos e vai bem na estrada. O torque é de 17,8 mkgf (gasolina) e 18,4 mkgf (álcool) a 2.800 rpm.

O Partner não faz feio com seu 1.6 Flex de 16 válvulas, já que alcança 110 cv (gasolina) ou 113 cv (álcool) a 5.600 rpm. O torque é menor que o do Doblò: 14,2 mkgf (gasolina) e 15,5 mkgf (álcool) a 4000 rpm. Com propulsor menor, o Partner é mais econômico que o Doblò, que tem motor beberrão.

Números

Fiat Doblò Adventure Locker 

Peugeot Partner Escapade

Motor

1.8 8V Flex

1.6 16V Flex

Potência

112 cv (g) / 114 cv (a) a 5.500 rpm

110 cv (g) / 113 cv (a) a 5.600 rpm

Torque

17,8 mkgf (g) / 18,4 mkgf (a) a 2.800 rpm

14,2 mkgf a 4.090 rpm (g) /

15,5 mkgf a 4.000 rpm (a)

Velocidade máxima

161 km/h (g) / 163 km/h (a)

Não divulgada

Aceleração de 0 a 100 km/h

13,7 s (g) / 13,5 s (a)

Não divulgada

Comprimento

4,48 metros

4,14 metros

Altura

1,96 metro

1,85 metro

Distância entre eixos

2,58 metros

2,69 metros

Largura

1,77 metro

1,72 metro

Peso

1.455 quilos

1.318 quilos

Porta-malas

665 litros

624 Litros

Tanque

60 litros

55 litros

 

Equipamentos

Fiat Doblò Adventure Locker

Peugeot Partner Escapade

Preço básico

R$ 63.970

R$ 50.600

Air bag duplo

Série

Opcional (R$ 5.000) *

Ar-condicionado

Série

Série

Bancos revestidos de couro

Opcionais (R$ 1.876)

Não disponíveis

CD player com MP3

Opcional (R$ 863) 1

Não disponível

Comando de voz

Opcional (R$ 1.541) 2

Não disponível

Computador de bordo

Série

Opcional (R$ 5.000) *

Controlador de velocidade

Série

Não disponível

Direção hidráulica

Série

Série

Faróis de neblina

Série

Opcionais (R$ 5.000) *

Freios ABS

Série

Opcionais (R$ 5.000) *

Rodas de liga leve

Série (15”)

Opcionais (R$ 5.000) * (15”)

Sexto banco

Série

Não disponível

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;