Nacional Titulo
Festival de música Sem-terra
Por Do Diário do Grande ABC
07/02/1999 | 17:06
Compartilhar notícia


``Nao adianta inventar outros caminhos/porque jamais vao conseguir nos convencer/capitalismo nunca foi de quem trabalha/nossos direitos só a luta faz valer'. Este trecho faz parte da letra do xote ``Só a Luta Faz Valer', uma das 18 músicas selecionadas para integrar um CD do 1º Festival Nacional da Reforma Agrária. O evento está sendo realizado na cidade gaúcha de Palmeira das Missoes, resgatando a cultura e as músicas das mobilizaçoes dos sem-terra em todo o país, nos seus 20 anos de existência.

Com encerramento previsto para a madrugada desta segunda, o festival reúne mais de 2 mil pessoas de todo o país, acampadas desde quinta-feira em barracas de lona no parque municipal de Palmeira das Missoes. O objetivo do festival também é comemorar a primeira grande concentraçao de sem-terra, ocorrida há 15 anos, neste mesmo local, reunindo cerca de 10 mil pessoas. Neste encontro foi criado o MST (Movimento dos Sem-Terra).

``O que aparece mais para o público sao os conflitos de terra, mas há uma imensa cultura, que esse festival está resgatando', disse o , prefeito de Palmeira das Missoes, Antonio Marangon (PT), referindo-se às músicas e letras, feitas pelos sem-terra ou assentados. Marangon é um dos fundadores do MST.

A secretária da Cultura, Clarice dos Santos, informou que as 36 músicas pré-selecionadas, das quais saíram as 18 classificadas, a partir das 200 inscriçoes iniciais, representam 15 estados. Os ritmos variam da milonga, baiao, valsa, zamba e chamamé (ritmos latinos), passando pela salsa, rap, xote e bumba-meu-boi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;