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Ribeirão planeja futuro turístico
Bignardi Junior
Do Diário do Grande ABC
25/02/2007 | 19:39
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Ribeirão Pires planeja transformar-se em Campos do Jordão do Grande ABC dentro de 10 anos. O prazo é estipulado pelo secretário-adjunto de Turismo e Desenvolvimento, Maurício Mazini, que admite, no entanto, que a cidade ainda engatinha nesse projeto. A comparação com o município do Vale do Paraíba se dá pelo clima, por causa da baixa temperatura.

“Mas já estamos criando condições internas para o desenvolvimento da estância turística, como a construção da rodoviária e praças em padrão germânico, objetivando deixar a cidade mais bonita e mais atrativa aos turistas.”

A Prefeitura também está investindo no CIT (Centro de Informações Turísticas). “É uma forma de colocarmos o turista em contato direto com a administração. O CIT fica na praça central e costuma prestar orientação principalmente aos trilheiros e jipeiros. No local trabalham estudantes de Turismo do município, que estão se aperfeiçoando em ecoturismo.

“Objetivamos atrair empresas específicas desse ramo para que possam trabalhar diretamente com trilhas e trekking (caminhadas longas com um grau de dificuldade). Com a implantação de todo o nosso projeto, certamente teremos maior geração de empregos e, conseqüentemente, mais arrecadação para o município”, aposta Mazini, acreditando que em 2017 Ribeirão já seja conhecida como a Cidade das Trilhas e do Chocolate.

Para Sílvia Basile, presidente da ONG Férias Vivas, a infra-estrutura não deve se limitar a hotéis – a cidade tem apenas três. Principalmente quando se trata de uma estância para o ecoturismo, como é a proposta de Ribeirão Pires, é necessário que a Prefeitura tenha uma preocupação com a segurança de seu turista. É preciso, por exemplo, ter na cidade médicos especializados em alergias a animais peçonhentos, pois têm trilhas e caminhadas no meio da mata e isso exige uma retaguarda na área médica.”

A divulgação nacional de Ribeirão Pires como estância deve começar em breve, tendo como carro-chefe o Festival do Chocolate, em julho, e as belezas naturais da mata Atlântica. “Já estamos trabalhando nisso”, diz Mazini, sem revelar detalhes da campanha.




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