Política Titulo Após perder
Aidan promete forte
oposição a Grana

Com possível ida ao PSDB, prefeito de Sto.André levantaria
bandeira contrária ao modelo petista a partir do ano que vem

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
02/11/2012 | 06:57
Compartilhar notícia


Sem alcançar a reeleição, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), sustentou que exercerá forte fiscalização sobre o governo Carlos Grana (PT), a partir de 2013, mesmo sem antecipar seu futuro político. Dando continuidade às acusações feitas durante a campanha, o petebista aproveitou para alfinetar o ex-concorrente ao afirmar que "mora na cidade" e por isso fará vigia perante as ações petistas em sua sucessão. "O que me prejudicar, prejudicar o grupo, a gente vai estar em cima."

Por todo o segundo turno, Aidan bateu na tecla de o petista ser "forasteiro". Segundo o prefeito, a prova era que Grana disputou a eleição de 2010 para deputado estadual, declarando uma residência em Ribeirão Pires no Imposto de Renda. "Eu não, diferente dele, nasci, moro e constitui família em Santo André", justificou. Incomodado com as declarações recorrentes, Grana rebateu as afirmações no período, afirmando que viveu e foi criado na Vila Palmares e hoje reside na Vila Bastos.

Com a derrota domingo nas urnas, o prefeito tem chance real de migrar para o PSDB, um dos únicos partidos na cidade que, apesar de declínio eleitoral - sem garantir, por exemplo, representatividade na Câmara pela primeira vez na história -, manterão posição oposicionista ao PT, com discurso de oxigenação dos quadros. Aidan pretende, inicialmente, encerrar o mandato no Executivo, no fim de dezembro, para posteriormente acertar sua situação. "Quero primeiro arredondar tudo e depois a gente conversar sobre isso."

Embora evite falar do futuro, Aidan prevê, com esse discurso, levantar a bandeira da oposição, o que parece cada vez mais complicado dentro do PTB em razão do desgaste eleitoral. O chefe do Executivo integra as fileiras petebistas desde 2007. Com possível migração para o lado tucano, ele poderia liderar frente a começar pela eleição de 2014. Cogita-se, inclusive, a formação de dobrada entre Aidan (deputado estadual) e o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas (PSDB, para federal).

A ida ao PSDB contém pontos positivos e negativos. O tucanato prevê aumentar o recall eleitoral com Aidan, sem grupo no PTB. Em contrapartida, ele traria a rejeição obtida nos quatro anos de governo.

Aidan ponderou que não conseguiu ter a percepção dos erros cometidos (na administração ou na campanha), que culminaram no insucesso diante do petista, mesmo Grana sendo nome desconhecido na política andreense antes do pleito. "Vamos sentar e definir isso. Agora não dá para falar."

Para Aidan, a campanha petebista jogou limpo, diferentemente do PT. "Não estou menosprezando a vitória do adversário, mas houve um monte de coisas que sabemos que aconteceu. De qualquer forma, missão cumprida, fiz a minha parte, vou sair de cabeça erguida."  (colaborou Rogério Santos)

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;