Diarinho Titulo Aquário de São Paulo
Primeiro coala brasileiro
Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
05/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O coala é animal típico da fauna da Austrália, Mas alguns exemplares da espécie também vivem em locais específicos no Brasil, caso do Aquário de São Paulo (Rua Huet Bacelar, 407. Tel.: 2273-5500), onde vivem Rei Billy e Princesa Julie, vindos do Darling Downs Zoo, no leste australiano.

A temporada tem sido especial para o casal, agora pais do pequeno Endi (nome de origem Tupi que significa ‘brilho’). Trata-se do primeiro coala nascido no Brasil, com os especialistas do espaço calculando que ele tenha ganhado vida entre agosto e setembro, mas colocando cabeça para fora da bolsa da mãe somente em março.

O trio tem cotidiano com média de 20 horas de descanso por dia, tendo mais atividades, casos de deslocamento, alimentação e auto-limpeza, no período noturno. Os pais comem folhas de eucalipto (ricas em água), com o bebê ganhando força a partir de espécie de papa feita com fezes modificadas da mãe, que passará para o filhote a flora intestinal para a digestão das plantas.

Questões sobre o desenvolvimento de agricultura, urbanização, queimadas e doenças têm diminuído a quantidade de coalas no planeta. Sua reprodução em ambiente cativo ajuda na preservação da espécie. A visitação a Endi no Aquário pode ser feita de segunda a domingo, das 9h às 19h, com ingressos entre R$ 60 e R$ 90.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;